domingo, 2 de março de 2008

Rita Lee em Brasília

Caricatura de Manohead do blog (http://manohead.blogspot.com/)


Ontem foi uma noite muito especial, tive a oportunidade de ver mais uma vez a minha rainha, uma das artistas mais sensacionais da nossa música e que mais exerce fascínio em mim, trata-se da grande Maga do Rock, Rita Lee. É incrível o que eu sinto por ela, a simples presença dela já me contagia, só em olhar pra Rita já sinto um monte de coisas. Amo Rita Lee de paixão, admiro a trajetória dela na nossa música, gosto demais das expressoes faciais e corporais que ela faz, os personagens, a inteligencia, a irreverencia, o deboche, a atitude, as letras malucas dela e a genialidade dela, as coisas que ela fala, tudo isto me encanta! Eu fico admirado com a presença de palco que ela tem.

O show foi muito legal, cerca de 2500 pessoas ali pra comemorar com Ritinha, 40 anos de carreira e 60 de vida! Rita Lee é muito feliz, ali no palco junto com o filho e o maridao, vovó corujíssima, ela é apaixonada pela neta, afinal ela nao teve filha só filhos! Lindas as imagens exibidas pelo telao no fundo do palco mostrando a trajetória de Rita. Ela abriu o show com "Flagra", cantou "Saúde", "Jardins da Babilonia", "Bem me quer" (eu ADOREI os arranjos desta cançao), cantou duas músicas inéditas que aparecem no box de DVDs dela, a música "Dinheiro" e a música "Tao" que é um hino às chatas.


Registrei alguns momentos como em que Rita recria "Vingativa" um antigo sucesso das Frenéticas:






Também gravei esta tosca versao de Renato Barros para "I want to hold your hand" de Lennon e McCartney que virou "O bode e a cabra" que a chata da japonesa como disse a Rita Lee (Yoko Ono) nao deixou gravar quando ela fez o albúm "Aqui ali, em qualquer lugar" só com músicas dos Beatles. Vejam:






No final do show, antes do bis, ela cantou "Agora só falta voce":






No bis a galera toda foi pra frente do palco, Rita foi generosa e cantou 4 músicas, "Amor e Sexo" que eu adoro, "Balada do Louco", "Erva Venenosa" e "Lança Perfume".

No domingo tive uma overdose de Rita Lee, reassisti os dvds da caixa "Biografitti" que ganhei de presente do queridíssimo DJ paulistano Rafael Lélis, um dos maiores nomes da Tribal HOuse no Brasil, (inclusive recomendo este box que a Biscoito Fino lançou, trata-se de 3 DVDS que mostram Rita Lee bem a vontade, mesclando entrevistas com parte de seus shows) e fui visitar um amigo que é fa da Rita desde quando eu nasci, nesta visita, papeamos bastante e este meu amigo me mostrou várias revistas antigas sobre Rita e outros artistas, LPs da Rita, e sua colecao completa de CDS dela que ele tem, fiquei doido com tudo aquilo, eu tenho apenas 20 discos da Rita Lee, muita coisa que ele tinha eu eu procurava e nao encontrava, aproveitei a oportunidade e é claro, gravei pra mim!

Fiquei admirado de como eram as coisas naquela época sem internet, os acessos às informaçoes era através de revistas sobre música. Conversamos muito sobre os anos 70 e 80, sobre a Ditadura Militar, sobre a prisao de Rita Lee, nossa, foi uma viagem no túnel do tempo!!! Nossa geracao hoje tem acesso a tudo através da net, temos liberdade e vivemos num país democrático, os jovens hoje nao tem noçao de como houve toda uma luta para conquistar o que temos hoje.

Eu nunca estive com Rita Lee pessoalmente a nao ser em sonhos, sim, já sonhei muito com ela. Um dia gostaria muito de conhece-la, visita-la em um camarim, eu gosto tanto dela que nao sei como iria reagir se um dia encontrasse com ela. Nao saberia o que falar, e olha que eu já conheci alguns artistas mas a Rita é diferente! Rita Lee é sem dúvida o grande mito vivo da nossa música.
Related Posts with Thumbnails

4 comentários:

manohead disse...

Olá meu amigo, como esta?
Fico muito feliz pelo fato de gostar de meus trabalos e utilizar o mesmo para uma publicação em seu blog, com tantas imagens bacanas na internet é sempre uma surpresa alguem querer pegar um desenho para publicar. Obrigado pela credibilidade e até mais

Anônimo disse...

perfeita esta sua postagem, conteúdo consistente nas referências históricos, sensível na avaliação emocional que tudo que Rita representa e nos trasmite, no bom gosto dos registros de imagens e sons, enfim... parabéns amigo... qto à notícia que me destes é tudo de bom o que eu desejo... aproveite e curta cada segundo do projeto desde o sonho, passando pelo planejamento e depois na execução... depois falamos sobre isto... tenho algumas dicas q se der para vc aproveitar por lá... abração...

Anônimo disse...

A primeira vez em que fui a um show de Rita foi em 1978, no lançamento do disco Babilônia, no Teatro Tereza Raquel. Eu era tão fissurado que fui o primeiro da fila no primeiro dia e sentei na primeira fila!!! Fiquei lá, babando minha ídola! Naquele tempo, nossos ídolos pareciam menos humanos, mais mitológicos. Para se conseguir uma foto ou uma reportagem sobre Rita numa revista, por exemplo, era muito difícil! Diferente de agora, quando a tecnologia aproxima o mito do humano, e aí ficamos mais próximos da intimidade dos nossos ídolos. Assisti aos DVD's da Rita, da caixa Biograffiti, e me emocionei. Pois ali estava eu também, um pedaço da minha adolescência nos anos 70, gostos compartilhados! Vi desfilarem, pela narrativa de Rita, todo um Brasil que já não existe mais e que, de algum modo, eu ainda presenciei. O Brasil das cantoras do rádio, dos festivais, dos concursos de miss, dos carnavais populares, da porralouquice dos anos 70. Concordei totalmente com Roberto quando ele diz que “Coisas da Vida” é uma das músicas mais lindas de Rita. Eu, particularmente, me vejo totalmente naquela música. E quando Roberto a classifica como uma Gênia! Sim, Rita é genial. Pois somente uma gênia conseguiria atravessar 40 anos à custa de Rock nesse país chamado Brasil. E Rita nem tem esse vozeirão todo. Suas músicas nunca foram pretensiosas. Mas ela sabia, como ninguém, fazer a coisa. Querido Fabiano, obrigado por me ter proporcionado esses momentos de puro êxtase. Zeca.

Anônimo disse...

Oi, estava buscando noticias de Rita pela internet da vida e me deparei com seu blog.
Possuo um também, todo dedicado à ela e aos shows dela que assissto por todo o Brasil.
Se quiser conferir:
http://normalima.blog.terra.com.br