sábado, 21 de fevereiro de 2009

Centrinho - Bauru

Parque Vitória Régia em Bauru

"Eu nasci com Lábio-Leporino. Tenho cicatrizes aparentes, mas elas não são maiores do que as cicatrizes causadas pelas coisas que vi e ouvi. Tenho marcas visíveis nos lábios, mas elas não são maiores dos que as marcas que deixo nas pessoas que considero como amigos." Frase de Bianca Collere


Hoje vou partilhar com vocês uma aventura pessoal nada fácil!!! Desde os meus sete anos que eu viajo para Bauru no Estado de São Paulo onde faço tratamento. Eu nasci com má-formação lábio palatal. Eu fui contemplado (1 em cada 650 crianças nascem assim)eu fui premiado com algo que tive que aprender a lidar desde criança.

Quem nasce assim passa por uma série de desafios, o tratamento é demorado e tem que ter muita paciência, cada caso é um caso, eu tive fenda palatina em apenas um lado, lábio e palato, há casos em que a criança nasce com fendas nos dois lados. Eu já passei por 7 cirurgias e hoje vou relatar como foi a minha sétima cirurgia. As 3 primeiras cirurgias que eu passei, eu era criança e não me recordo de nada. Depois de adulto eu fiz mais três cirurgias em 1995 com 20 anos, 1996 e 1997. Portanto de 1997 pra 2009 foram 12 anos sem operar, fiquei mais velho e mais medroso.

A cirurgia que fiz desta vez foi enxerto ósseo alveolar secundário, em outras palavras o cirurgiao raspa o osso da bacia (ilíaco), faz um “meladinho” e põe no local da fissura, falando assim até parece coisa simples mas pra quem é paciente não é assim tão fácil... Eu tenho medo de anestesia geral e nossa imaginação pensa um monte de coisas, isto por causa das coisas que a gente ouve por aí, se a gente nao desse tanto ouvido às coisas que nos contam, a gente nao seria tão medroso, sabia???

O que mais me angustia em ter que operar é o pré-operatório, a pressão psicológica que eu mesmo faço, os medos, as angústias, as preocupações, chego a não dormir direito preocupado, com medo, choro muito. Daí, viajo, saio de Brasília e vou até Bauru, chegando em Bauru, faço os exames pré-operatórios, daí tenho que lidar com o medo de não operar, o medo de acontecer alguma coisa que me impeça de operar. É coisa de louco porque no fundo não quero operar mas pior do que não operar seria voltar pra casa sem operar. A cirurgia no caso tem um caráter psicológico muito forte em mim, tanto que quando acordei da anestesia, acordei chorando, não era de dor, mas chorando de emoção por ter me livrado do peso da minha consciência que dizia “tem que operar”, emoção por ter conseguido, por ter passado pela fase mais difícil.

Eu operei na quinta feira (12 de fevereiro) e só ganhei alta uma semana depois, ou seja, fiquei 7 dias no hospital, enquanto os pacientes que operaram comigo sairam dois dias antes de mim. Teve paciente que operou na sexta feira (13/02) e segunda feira já ganhou alta. Quanto mais novinho o paciente, mais rápida e mais facil a recuperacao. No meu caso, como sou um ancião de 33 anos, tive muita dificuldade pra andar nos três primeiros dias. Tudo o que eu ia fazer, eu era o último a chegar. Primeiro dia pra se locomover é na cadeira de rodas, segundo dia a gente já é promovido pra bengala, terceiro dia eles tiram a bengala e a gente começa a andar mancando, o chato é depender dos outros pra coisas simples como ir ao banheiro, o pós-operatório eu precisei muito de um acompanhante porque é dificil pra levantar, é dificil pra sentar, pra deitar, pra encontrar uma posição confortável na cama, pra virar, pra colocar uma cueca por exemplo e se sentir vontade de tossir ou espirrar... meu Deus... o melhor que eu tinha que fazer era esperar a vontade passar porque putz dói pra tossir, dói pra espirrar!

É o tipo de cirurgia que realmente precisa ter acompanhante e como eu nao quis levar minha mãe, tive que depender dos outros mas mesmo assim, tive o carinho das outras mamães dos pacientes que operaram comigo e elas cuidaram muito bem de mim. O que mais me angustia agora é saber se o enxerto deu certo. Só vou saber daqui dois meses quando retornar. Eu estava super angustiado antes de operar, mas depois que a gente opera as preocupacoes são outras, me preocupo com a dieta liquida, (40 dias só no liquido - ainda bem que existe açaí no mundo!!!) eu sinto vontade de comer toda hora, tenho que me alimentar de duas em duas horas e complementar a minha alimentação com suplementos porque não posso perder peso de jeito nenhum, vou ficar sem dirigir alguns dias, não posso tomar sol, me preocupo em nao fazer esforco físico, tranquei a academia por três meses, o que eu mais quero no momento é que o tempo passe logo pra eu ficar sarado, pra acabar logo a dieta liquida, (afinal tou doido pra comer normalmente -- hum que vontade de comer comida mexicana!!!) e principalmente saber se tudo deu certo para poder dar continuidade ao próximo passo do tratamento.

Mas eu digo uma coisa... mesmo tendo passado por isso... sabe que eu nao reclamo??? Encaro na boa! Passaria por tudo isso na boa de novo se existisse reencarnação e eu nascesse assim porque sinceramente pelas coisas que eu vi por lá, meu caso é fichinha, seria muito injusto da minha parte reclamar, eu só tenho a agradecer, afinal, tenho o privilegio, a oportunidade de me tratar em um centro de excelência, se nao for o melhor do mundo, posso afirmar com toda certeza que é o melhor lugar da América pra se tratar.

Uma das coisas que aprendi nesta experiência foi combater o sentimento de auto-piedade, não existe sentimento mais destruitivo do que este, ao invés de sentir pena de si mesmo devemos olhar ao nosso redor e ver o quanto somos felizes com o que temos. Em Bauru vi vários casos de pessoas com um tratamento mais complexo que o meu e muito mais disposto e animado para dar continuidade ao tratamento. Isto é um incentivo.

Parte Interna do Centrinho - um hospital que tem como filosofia os princípios de São Francisco de Assis

É uma coisa impressionante o carinho, a competência e a dedicação de todos os funcionários do Centrinho, nome carinhosamente dado ao Hospital de Reabilitação de Lesões Lábio Palatais - aliás, o hospital cresceu e mudou de nome, chama-se Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais, um nome tao grande mas que carinhosamente chamamos de Centrinho, o Centrinho é um orgulho para a cidade de Bauru pois recebe pacientes de todos os lugares do Brasil e da América Latina.

Outra coisa que me emocionou bastante no Centrinho foi a lição de amor dos pais que viajam horas e horas para levar seu filho pra se tratar lá. Conheci uma senhora que mora em Macapá e que adotou uma criança linda, fez uma viagem super longa pra levar o filho dela pra operar. Fiquei pensando, ela poderia ter adotado um bebê perfeito mas preferiu adotar uma criança assim, é muito grande o coração desta mamãe, é muito bonito saber que o amor existe e que há muitas pessoas boas neste mundo!


Depois que a gente passa por tudo isso, a gente sente orgulho da nossa história e de cada momento em que a gente tem que ser forte pra encarar tudo isso. Bom humor e otimismo ajuda muito.

Depois de operado, a angustia, o medo a ansiedade que eu sinto é em saber logo o resultado desta cirurgia. E só vou saber daqui dois meses... tenho que lidar com o medo de não dar certo e de tudo isso ter sido em vão, melhor não pensar nisso, ser otimista e afirmar com convicção que depois de tudo o que eu passei, eu mereço que tudo isto tenha valido a pena!!! Modesta parte, acho que mereço sim, todos os que passam por isso, com coragem, com esperança , com medo mas principalomente mais esperança do que medo, todos os que vivenciam esta situação desta forma merece sim senhor! Sou um vencedor!

Quero agradecer a minha amiga Paulinha do fã-clube UJA de Zélia Duncan que viajou de São Paulo até Bauru (4 horas) só para me visitar! Você não sabe o quanto eu fiquei feliz, quando a gente fica internado em um hospital a gente se sente muito fragilizado, receber uma visita dessas faz a gente se sentir querido e importante para alguem!

Eu e Paulinha

Se alguem ler esta postagem e conhecer alguma criança que precise deste tratamento, por favor, entre em contato comigo pois eu posso orientar esta mamãe para fazer o tratamento no Centrinhoo, ou se preferir acessem o site do Centrinho http://www.centrinho.usp.br/

E para encerrar esta postagem, selecionei do CD Cidade do Samba 2007, uma canção do Zeca Pagodinho que eu gosto muito e que eu cheguei a cantar no grupo vocal que eu participei, Celacanto, esta letra traduz exatamente o sentimento que tenho agora. Ouçam a canção, um dueto super bacana de Beth Carvalho e Diogo Nogueira. Desejo a todos um bom carnaval, o meu será em casa dançando em frente a televisão e tomando papinha de nenem!!!




Parte Interna do Centrinho - Foto de Fabiano Teles


Parte Interna do Centrinho - Foto de Fabiano Teles



Related Posts with Thumbnails

61 comentários:

Júnior, Edvaldo disse...

Meu querido amigo, que bom já estar em casa... que o papai do céu retire qualquer angústia que ainda esteja em vc nesse período de quarentena...

Vamos então aproveitar sua dieta líquida e tomarmos bastante açaí!

Poetisa das Marés disse...

Amado Fabi, dedico este versinho a Você, Guerreiro Vencedor!

Esperança e coragem que me movem
que vencem o meu medo
cessam meu pranto de dor.
Esperança e coragem de seguir em frente,
sem doer em mim,
sorrir do jeito que quero assim!
Vivi e venci!
Sou, na vida,
um Vencedor do Amor!

Da sua amiga Poetisa das Marés, Sueli, que te ama muito.

Bjs no seu doce coração.

preparandoparaortognatica disse...

Oi bibico rs....
adorei suas palavras e faço dela as minhas sobre tudo que vc passou.
O enxerto já deu certo e ja esta bem coladinho, agora e so vc cuidar do pos operatorio e ja foi viu!
Um abraço enorme e vamos que vamos....
Obs:A minha em sp foi um sucesso...

passado,presente e futuro disse...

li seu blog e chorei por tudo que nos passamos pra chegar aqui vivos,como eu e vc batalhamos e ñ iremos desistir pois essa palavra ñ pode ter no nosso dicionario
nascemos assim mas somos um vencedor,hoje vc venceu mais uma batalha.força agora,recomponha-se pois ñ podemos temer o medo sei que é dificil mais temos que ser mais forte que ele.

Daniel Pearl Bezerra disse...

A Equipe da Dilma 13 Presidente agradece sua visita e também por prestigiar o maior portal da Ministra Dilma Rousseff na internet. Um fraterno abraço, fique com DEUS. Atenciosamente, Daniel Pearl - coordenador geral do blog.

Bianca Collere disse...

muito legal amigo seu relato, pena q tenha se batido tanto, eu no meu enxerto nao precisei de nada...so senti pra andar o primeiro dia, mancava e doia bastante pra me mexer na cama sentar e levantar, mas isso como vc disse é o de menos, por tudo q passamos e o resultado q obtivemos, tb me sinto priveligiada em estar como estou hj a luta nao é facil, porem nescessaria, te desejo otima recuperaçao como ja te disse, força sempre viu, e obrigada por usar minha frase e ainda com creditos ehehehe ..
adoro te ...tudo de bom querido

M@rly Zapolla disse...

É Fabiano, vc realmente é especial.
e está correto, a auto-piedade só prejudica. Agora ficar dividido entre fazer ou não a cirurgia é natural. Toda mudança, atitude, escolha, nos deixa divididos. Em maior ou menor grau.Isso não é loucura , é ser humano.Mas vc foi corajoso, escolhei a mudança, o novo, e isso é q faz valer a pena.
Realmente a dieta é difícil, mas insisto, valerá cada sacrifício seu.Pra mim vc já é mto bonito. Por fora e por dentro. E sua beleza interna é q tornou sua amiga.Boa sorte na recuperação, e q DEUS te cubra com fluidos de Paz, Amor e Perseverança.
Bjos com mto carinho, e conte comigo se precisar.
M@rly Zapolla

TH disse...

Meu querido, que belo texto.
ÉS mesmo um guerreiro! Muito bem, parabéns por ter conseguido superar esse desafio da tua vida, eu sei q sua recuperação será bem sucedida.
Um super abraço alagoano

João Paulo disse...

Meu caro, que Deus coloque suas mãos e confirme a cirurgia feita pelos médicos lá em Bauru. Que daqui a alguns dias você fique bem legal e veja que deu tudo certo. Ah, salvei seu blog nos meus favoritos.
Abração.
João

Unknown disse...

Fabiano,
muito bom vc compartilhar a sua história de vida !

Fiquei conhecendo um pouquinho + de vc...
Qdo te conheci pensei q a cicatriz era consequência de algum acidente de carro ou coisa parecida...

Me chamou a atenção o exemplo q vc citou da sra. q adotou a criança e trouxe para tratamento....

Até velhinho medroso !
Morais (em São Paulo/SP !)
- minha árvore genealógica(1 ramo): http://pt.rodovid.org/wk/Special:Tree/1282
- Facebook: http://pt-br.facebook.com/profile.php?id=612213821

Marilac disse...

Oii Fabiano,
Li seu relato com carinho e em oração por você pela sua recuperação, pelos outros pacientes, pelos familiares que estão juntos nessa caminhada.
Realmente você é um vencendor, alguns desafios nos tornam mais fortes e nos conectam melhor com o mundo a nossa volta, e vemos que existe tanto a agradecer, e que já superamos tanta coisa

Que Deus abençoe os profissionais dedicados que trabalham no Centrinho!


bjs
com carinho,
Marilac

Laguardia disse...

Prezado Amigo

Obrigado por sua visita ao meu blog Brasil Liberdade e Democracia onde lutamos por um Brasil mais digno com ética e honestidade e que um dia, em breve estará livre da quadrilha do PT.

Simpatizo com você nestas horas difíceis de cirurgia. Como já passei por uma cirurgia sei como é angustiante a fase pré operatória. O medo da anestezia geral é real.

A gente tem medo de que não irá mais voltar.

Mas Deus é bom pai e estará sempre com você.

O Centrinho é velho conhecido meu, pois meu filho é cirurgião buco maxilo e já conheço o centrinho de fama. É um exelente centro de tratamento para problemas como o seu.

Que bom que você se dispõe a ajudar aos que não podem ter acesso, ou desconhecem os benefícios do Centrinho.

É uma pena que nossos políticos gastem tanto fermento (dinheiro público) para fazer o pão Lula crescer.

Pense no benefício que faria ao Centrinho os 3 milhões de reais gastos pelo Palácio do Planalto com a festa de lançamento da candidatura de Dilma em Brasília.

Quantas crianças carentes poderiam ser beneficiadas com este dinheiro. Sem falar no que foi gasto com o mensalão, com os dólares nas cuecas, com a máfia das ambulâncias e tantas outras roubalheiras que ocorrem neste país.

Te peço que se junte a nós na luta por um país mais honesto e mais digno, onde o povo receba o tratamento de saúde que necessite. Que milhares de Centrinhos se espalhem por todo o Brasil.

Conto com você nesta luta.

Que Deus te abençôe.

Unknown disse...

Olá Fabiano,

Lendo seu depoimento, senti que você já superou a experiência de ter nascido com este "pequeno" problema.
Quando aceitamos as circunstâncias "ruins" que a vida nos apresenta e aproveitamos estas experiências para espalharmos boas novas ao próximo, já não precisamos mais delas para evoluir.
Isto é superação. É pura magia!

Estou feliz por você!

Bruxa do Vinil
www.baudabruxa.blogspot.com
www.abracadabra-br2.blogspot.com

Vladimir disse...

Prezado Teles

Parabéns pelo Blog!! Já lhe acompanho há alguns anos através de teu site (Zizi Possi) e também pelo Orkut!

Fique tranqüilo que tudo vai dar certo!! Aliás, já deu!! Tudo é uma questão de tempo e paciência!! Estou na torcida por sua total reabilitação pois uma pessoa como você é um exemplo de força de vontade e para tanta gente que não sabe dar valor ao que tem!!

Confia em Deus e bola prá frente!!

Grande abraço

Vladimir

Vladimir disse...

Ah... Também salvei teu blog em meus favoritos!!

Agora, sorry, vais ter que suportar!! hehehe

Abração

Alex Leonardo disse...

Lindo o que vc escreveu sobre o sua experiência...

Você é um cara de fibra.....

Edson F. disse...

Cara realmente lendo seu relato que, na escrita, é confortável, mas na prática só você sabe o que passou, vejo que és mesmo um vencedor. E o bom humor, o otimismo.
Adorei o "promovido pra bengala".
Sabe velho, às vezes reclamamos do nada, apenas por não termos roupa nova, carro novo etc etc etc e tudo cai por terra quando exemplos como o teu nos saltam aos olhos.
Parabéns. E saiba que tudo vai dar certo sim.
Fico feliz da Paulinha ter ido visitá-lo. Eu estava perto e não pude. Claro, ocupado com abobrinhas perto do que você passava.
Não me perdôo velho.
Bom, mesmo assim te desejo toda a sorte do mundo.
Deste teu parça aqui...

bjsssssssss Edson

EJNS DESATADORA DOS NÓS disse...

Nossa amigo, estou sem palavras!
Emocionado e feliz por saber que já estás em casa!
Eu li seu blog agora!
Também levanto as mãos pro céu e agradeço por TUDO que Deus nos deu, suma amizade é uma delas!
Saiba que seu testemunho e força de vontade NUNCA será em vão! Pode ter certeza quw Deus já realizou muitas maravilhas em sua vida, com essa experiência! Eu quero saber que dia eu posso lhe visitar? Nem que seja pra ficar me ouvindo e te olhando! Quero que saiba que com essa visita, o quanto és especial e como faz a diferenças em nossas vidas! Term um amigo Bibico, entre nossos amigos, faz TODA a diferença!
Tenha uma ótima e abençoada recuperação!
Te adoro, Bibico!
Bjos.

Andrea disse...

Querido Fabiano!

Adorei conversar contigo e saber que vc está bem. Vc é uma pessoa que tenho orgulho de conhecer. Um menino sensível, corajoso, bem humorado e cheio de alegria.Seu relato é um ato de generosidade pq muitas pessoas podem passar pelo mesma situação e podem quem sabe renovar suas esperanças ao lerem o que vc escreveu. Também pode ajudar a nós que não conhecemos este hospital e que passamos agora ser um potencial divulgador deste local e seus serviços.
Isto é amor. Amor à vida ao próximo e acima de tudo amor a si mesmo. Fico feliz que vc tenha se permitido buscar a sua felicidade.
Tenho fé que tudo dará certo.
Estamos aqui mesmo de longe para o que der e vier.
BJs, Andréa.

Sidney Padilha disse...

Oi, rapaz. Acabei de ler seu post e fico muito feliz por tudo que vc escreveu e por saber que vc está bem e em casa.
Com certeza sua recuperação vai ser ótima e o resultado vai ser melhor do que o esperado. Você merece!
Depois te conto as aventuras carnavalescas aqui na Cidade Maravilhosa (nada muito diferente do que eu viveria em qualquer outra época do ano).
Saudades de teclar com você e trocar aventuras musicais.
Abraço grande,
Sidney

Unknown disse...

Queridão, parabéns! É muito gratificante e estimulante ver pessoas queridas (e você é muito querido, pode acreditar) ultrapassar seus limites.
Fiquei realmente comovido com seu relato. Principalmente quando falas de autopiedade... e de superações.
Beijo no coração.
Saúde e sucesso sempre!

Mr_Jacutcheenga disse...

Bem estou chegando agora mas ja vejo a áurea de vitórias deste lugar...superação e força de vontade sao magias normais por aqui pelo que vejo...espero que nada disso nunca seja esquecido pois servirão de degrau para alcançar andares elevados até o hall de entrada desse celzão azul onde creio que todos mereçam contemplar...e cadeiras cativas ao lado de Deus pra todos nós...é o que desejo...
abraços e boa recuperação...

Gilberto Lacerda Santos disse...

hola! Assim que eu voltar do México que ver esse relato ao vivo e a cores... Que tal um açaí?
Abraços do Gilberto

Wilson Granja disse...

Parabéns, amigo! Você é mesmo um grande guerreiro! Que Deus lhe ilumine sempre e que a sua recuperação seja rápida e tranquila. Mas calma, hein!? Nada de apressar as coisas... Saúde em primeiro lugar ;)

Abraços,

Wilson

pedromarianoavoz disse...

Oi Fabiano, fazia tempo que queria comentar, mas no trampo esse blog é bloqueado, em casa e sempre correndo que entro, muita gente pra usar um mesmo computer kkkk Adorei seu relato de superação, e os medos, normal, né? Parabéns! Força sempre!
bjs

LINO MOURAIS disse...

Não posso dizer que me zinto envergonhado por não ter participado de nada disso, por que eu não estava muito bem, talvez ainda não esteja por completo, mas saiba que vc tem e sempre terá espaço reservado em minhas orações, torço pra que tudo dê muito certo pra vc querido, bjos no teu coração amigo musical.

Unknown disse...

estimulante!
é a sua história...
é com pessoas assim, q aprendemos a parar d reclamar e dar valor a vida.. pessoas alto astral, dispostas. q quando a gent nem imagina ,passa por cada uma !

exemplo !. é o q vejo em vc.
desde da primeira aula ja tinha visto algo diferente em vc.. q hj percebo .. é brilho!..
espero aprender muito mais com vc,
professor.(neste momento vc me mata, pq estou te chamando de professor em seu blog ..kkkkkkkk)


ps: um ponto garantido.
hauihauihauai

Aline Santa Rita disse...

Oi eu também nasci com lábio leoporino e fenda palatina e como citado em seu texto eu fui "premiada" com algumas coisinhas a mais rsrs, tenho 19 anos e fiz muuuuitas cirurgias a primeira foi a do crânio, mais não posso falar muito pois tinha 6 meses de vida, logo após essa sobre por intermedio de meus pais que fiz outras cirurgias (algumas nem lembro), e pode ter certeza que entendo bem o que quer dizer quando diz que temos que ter muita paciência, pois é um tratamento muito longo e demorado.
Até meus 10 anos era louca para terminar queria saber como ficaria depois de todas as cirurgias, como vc também tive que ouvir e ver muita coisa por causa disso principalmente em época de escola.
Vi suas fotos e se me permite dizer são muito pequenos os sinais que vc tem em seu rosto.
Achei muito legal seu blog,e não tenha medo da anestesia rsrsrs.
beijinhos

A.N.S. disse...

Grande Fernando. Parabéns pelo post. Meu filho irá nascer em Julho com Fissura Labio Palatina Bilateral. Já visitamos o Centrinho e conhecemos a equipe. Realmente parecem ser muito bons.
Sou de Brasília também e é uma pena não termos um tratamento decente por aqui. Ter que viajar e não poder ter um acompanhamento 'de perto' é lamentável.

No mais espero que se recupere logo. Tenho um primo fissurado, também com 33 anos que já teve alta clínica. Espero que tenha logo a sua.
Grande abraço. Allan

marcela disse...

ola meu nome é marcela,meu filho esta com 4 anos e ja fez 3 cirurgias,como vc disse cada caso é um caso ele nasceu com fenda labial bi-lateral e palato inteiro aberto,cada cirurgia pra mim foi muito angustiante,mas lendo seu relato agora penso na angustia dele que esta crescendo.Quais serão seus medos e suas duvidas??
não imaginei que as cirurgias pudessem acontecer depois que ele tivesse uns 20 anos,queria que ficasse um bebê preu pode cuidar dele sem que sofresse tanto queria que as angustias fossem só minhas.

te desejo toda a sorte do mundo,e que tenha muita força para continuar,hoje luto pelo Pedro Henrique esse é o nome dele mas vou guardar esse seu relato para um dia mostrar que prescisa lutar por ele tbm.
bjs, e melhoras...

Unknown disse...

Meu nome é Jean Carlos, sou pai de uma nova paciente do centrinho o nome dela é Gabriella de Oliveira, nasceu com varios problemas de saude, mas graças a DEUS superamos tudo, a Gaby é uma guerreira ela tem apenas 2 anos de idade e já passou por duas cirurgias. Uma do coração e outra da garganta. Ela tambem tem varias cicatrizes aparente pelo corpo devido as cirurgias. Ela está hoje dia 17/10/2009 lá em Bauru para fazer uma outra cirurgia. Ela vai fazer a cirurgia de Adenoide e atrezia de coanas. Parabens a você por superar todos esses obstaculo qu teve na sua vida. Não é uma cicatriz que vai deixar você sem razão para viver. Seja feliz e siga em frente, sucesso na sua vida, você é uma pessoa normal igual a qualquer um. Fique com Deus

Unknown disse...

Oi querido amigo, sei bem a batalha que é para quem nasce com lábio leporino e fenda palatina, meu filhinho de apenas 6 anos, já foi submetido a 2 cirurgias, a primeira com 5 meses e a segunda com 1 ano de idade. Já está próxima a terceira, que é o encherto ósseo, e sei que não deve ser a última. Mas graças a Deus, é um problema com solução e sucesso totais, acredito muito nisso. Desejo-te sucesso sempre, muita saúde, paz e amor em sua caminhada. Beijo grande no seu coração e fica com Deus.

https://www.facebook.com/anaaparecida.tavares?ref=tn_tnmn disse...

Ana Itu - Eu li a sua historia de vida e fico feliz por vc superar todo este obstaculo,desde infancia que sei que nao é facil.
Eu tbm faço tratamento em bauru no centrinho,passei pelas mesmas situaçoes que a sua,só que o meu é só a parte do palato que fui operada com dois anos,mas a infancia nossa concerteza nao foi facil fazer os amigos ao redor interter o nosso jeito,como deve existir ate hoje.Ao meus 15 anos tive alta,mas hoje tenho 23 anos descobri que tenho perca auditiva e to retornando feliz no centrinho,pq sei que o tratamento que a gente recebe é fantastico.Como vc diz,o carinho e a atençao é especial para muitos momentos que a gente fica apreensivo.
Desejo toda paz,felicidade em sua caminhada.
E se vc quizer me add no msn para sermos amigos,fico feliz.
ap_enfermeira@hotmail.com

Rodrigo Torto disse...

OI amigo...vc é de brásilia???? então....tenho um sobrinho que acabou de nascer...ele vai começar essa maratona de cirurgias e tudo....pode entrar em contato me mandando e-mail? (rodrigo_teen@hotmail.com) Abraço!

Eliana disse...

Apreciado Fabiano:

El año pasado estuve en Centrinho, soy fonoaudiologa y colombiana, quedé maravillada con este increible Centro y estoy de acuerdo contigo en que es el mejor de America Latina.

Me gustaria tener la letra de la canción que hiciste en homenaje al Centrinho, gracias.

Un gran abrazo

ELIANA RIVERA

erika disse...

olha eu tbm tenho a fissura nos labios e ja passei por tudo isso que vc ta passando apesar da pouca idade ja operei 8 vezes e a ultima foi essa q vc operou,eu tinha 11 anos quando operei e hoje eu tenho 16,minha primeira cirurgia eu tinha 11 meses,mais eu frequento o centrinho desde 3 meses de idade,é dificil pra mim ir pra lá todos os anos pois moro em minas gerais mais seria pior se eu nao fosse p lá e fikasse com os labios abertos,cada cirurgia q eu faço eu encaro como uma batalha vencida,e quando sinto algum medo leio a biblia e lá ta a resposta de todos os meus medos....somos vencedores por estar tanto tempo nessa luta mais a vitoria é nossa...meu caso é simples mais sei q há mtos piores q a gente.tenha fé td vai acabar bem.

Unknown disse...

Adorei seu blog... Meu sobrinho acaba de nascer etem labios leporinos, ele vai ser operado no centrinho se Deus quiser, e ele quer!!!Fiquei muito feliz de conhecer vc, q Deus continue abençoando sua vida!!!

Unknown disse...

Olá Fabiano,
estava dando uma olhada no Google e vi sua história de vida e superação.
Parabens e que Deus continue te iluminando seus caminhos.
Gostaria de compartilhar com você o video de um amigo de São Paulo, que também nasceu com Labio Leporino e foi com ele que eu aprendi um pouco mais sobre isso.
Ele já me citou varias vezes o hospítal referencia de Bauru.
Espero que você goste do video dele, pois para mim, ele também é um grande exemplo de vida:
http://www.youtube.com/watch?v=Xiu-wah-JQI

Unknown disse...

Ola Gerson, muito obrigado! Adorei o video, grd abraço e tudo de bom!

Monte disse...

Olá Fabiano,
estava pesquisando na internet sobre o Centrinho, pois sou paciente lá, fazem 10 anos da minha ultima vizita, agora vou ter retorno em junho, espero que de tudo certo pra acelerar meu tratamento , suas palavras retratam bem os pacientes do centrinho, podemos nos considerar guerreiros e vitoriosos, pois só nós sabemos o que acontece, só nós sabemos o que temos que pasar, de bom ou de ruim, mas uma coisa é certa, superamos e por tudo que tivemos que passar, serviram pra gente ser pessoas melhores, pessoas que valorizam mais a vida e as pessoas que estao ao nosso redor. Um abraço, boa sorte,

Unknown disse...

Ola Monte, eu estou voltando hoje de Bauru, fiz revisao de uma cirurgia q fiz no ouvido no inicio deste ano, inclusive postei aqui neste blog, relato desta cirurgia de ouvido. Realmente nós somos guerreiros e vitoriosos, nao é facil passar por esta maratonas de consultas, cirurgias, viagens. Boa sorte em seu tratamento, tudo de bom!
Fabiano

Unknown disse...

Oi...
vc nao me conheçe...
mas estava pesquisando sobre casos de labio leporino na internet...e achei seu blog...mto interessante viu.
Eu tbm tenho a fissura, já fiz o enxerto fazem uns 5 anos.

Quinta (17/06) fiz a avaliação para a ORTOGNÁTICA... agora é aguardar pra chamarem...mas demora geralmente 1 ano...

Bom só nós sabemos o qto somos vencedores...td de bom pra vc. beijos !

Unknown disse...

Nathali, vc é de que cidade? Obrigado pela visita em meu blog! Boa sorte em seu tratamento. Vc esta na maos dos melhores profissionais, vc sabe disto, né?
Beijos e tudo de bom!

RÊh disse...

Olá amigo .. tenho 12 anos já fui a bauru mais de 4 vezes... é uma viagem muito longa daqui ao centrinho.. ja operei dos meus labios laporinos ., agora me resta fazer o enxerto .. e a plastica e acertar meu nariz..
estou feliz pela sua batalha.. ,
me inspiro em vc
obrigada..

Janaína disse...

Como eu sou futriqueira, tive que vir aqui no seu blog futricar...ainda mais num feriado de treinamento e solidão. Putes! Eu não sabia da história um terço, por isso digo que a imagem nada vale, a aparência é frágil demais, ideologias a parte, parabéns que vc esteja bem. Eu tenho um plano de vida que é ir à Bauru, mas não por esse motivo, mas pelo ouvido. Tenho uma deficiência severa (se me conhecer não notará) mas sou surda mais de 86% do ouvido direito, tenho aparelho auditivo e tudo...mas além de não ter grana, tenho muito medo de uma cirurgia...tive uma ruptura no nervo auditivo e sou uma jovem surdinha, totalmente e profundamente para vozes femininas graves...mas falo pelo cotovelos e o outro ouvido me ajuda.

Puts! Se antes eu queria t ver, agora é que eu quero mesmo...mania de comiseração isso é mau.

Bjinhos!

Rosana disse...

Oi, meu nome é Rosana, tenho um filho de 3 meses e meio e ele tambem foi contemplado com esse probleminha...
Ja conheci o centrinho mais ele naum pode operar,pois tem sopro no coraçao talvez com seis meses ele opere se fechar a fendinha... ainda estou em lagrimas com o seu depoimento... pois eu digo a todos que estou que Deus e conosco e naum tenho duvidas disso pois sou evangelica mas so de olhar pro meu filho o medo toma conta de mim naum imagino como vai ser quando chegar a hora... o nome dele é Felipe Emanuel e é lindo lindo... ele ja foi internado 2 vezes 1 quando nasceu e outra a 1 mes atraz... vou deixar meu orkut e msn com vc entre em contato comigo sou de sorocaba sp
ROKA.GATA_CRISTY@HOTMAIL.COM

MiCa...JusT DanCE disse...

Chorei com seu Post...Quando li, pude ver que não sou só eu, mas outras pessoas também sentem o medo da cirurgia. É dificil alguém que nunca passou por isso entender, muitos julgam que esse medo é fraqueza, e por muito tempo eu tava pensando que era fraca. Mas depois que li sua experiência, vi que não é fraqueza esse medo, e sim um pequeno temor de que algo saia errado, uma coisa normal que qualquer pessoa teria, esse medo não me faz ser mais fraca que ninguém...pelo contrário me ajuda a superar tudo na vida, sabendo que Deus está do meu lado e do seu também...valeu pelo post, pois assumir que temos esse "probleminha" é um grande passo pra nossa própria aceitação e superação... Vc ta lindo e como não vi resposta sobre a cirurgia gostaria de saber se deu certo?... acho que em breve passarei pela mesma situação que você...bjoss

Unknown disse...

Mica, fiquei mto feliz de vc ter escrito, q bom q o meu simples depoimento tem ajudado pessoas q passaram ou passarão por isto, eu cheguei a operar de novo em 2010, veja o relato TImpanoplastia, graças a Deus tou otimo, mto feliz por ter superado mais esta etapa da minha vida! Meu email é fabianoduncan@gmail.com, um beijo!

Michelli disse...

Oi Fabiano, mei nome é Michelli, moro em Barracão, uma pequena cidade do RS, tenho um filho,Murylo, ele tbem nasceu com esse probleminha. lendo seu relato, me veio na memória os momentos dificies que passei com meu filhote, agora ele esta com 5 anos, muita gente nem percebe o probleminha dele, ele tinha labio e fenda.. ja fez 3 cirurgias, e eu não sei da onde eu tirei tanta força p lidar com isso, ver um ser taum pequeno, sofrendo com tantas cirugias. mas é assim mesmo, Deus só dá obstaculos para quem tem força para enfrenta-los. gostaria que vc me add no Orkut, assim vc poderia ver as fotos dele, é só procurar Michelli Xavier- Barracão RS.. Estava esquecendo uma coisa, toda a recuperação do meu filho eu devo a instituição da Fundef de Lajeado, uma equipe maravilhosa, tenho muito a agradecer a eles... Parabéns a vc por mais essa etapa vencida, isso me da forças para continuar.. bjoo

Viviany disse...

Oi querido... me emocionei muito com sua historia... acho que ela é um pouco da minha tbm. Tenho 23 anos e tenho lábio leporino. Nunca fiz nenhuma cirugia e sou precionada por muitos a fazer. Minha primeira cirurgia está marcada para dia 15 de março. Estou morrendo de medo, e como vc tbm morro de medo de anestisia geral...posso te adicionar no msn e trocarmos algumas sensações com relação a isso?? viviany_vivy@hotmail.com

Grande beijo... Vivy, Apiaí/SP

PROJETO DE DANÇA MORENA FLOR♫♫♫ disse...

boa tarde querido teacher!!! sou sua aluna, Dilma, do CESAS 1 ano C matutino,, parabens pelo blog!!! se puder e quizer visite nosso site: www.site24.eu/pdmorenaflor somos coordenadores e professores deste maravilhoso projeto, que tem como principal função colaborar com a melhora da qualidade de vida das pessoas,, ministramos aulas de dança gratuitas a toda comunidade, os ritimos são: FORRO, COUNTRY, FUNK, AXE, HIP HOP E SAMBA NO PE. Promovemos apresentações em varios lugares como HBDF, HRAN, HEMOCENTRO e ainda tenho um grupo da melhor idade todas as terças no CENTRO DE SAUDE DE SÃO SEBASTIÃO. Amo a musica, a dança e principalmente a vida!!!!O nosso orkut e: pdmorenaflor@gmail.com!!! Obrigada e abraços da sua aluna Morena Flor

Anônimo disse...

hi, new to the site, thanks.

Lucyene disse...

Oi Fabiano, você é tão lindo e sua experiência é muito motivadora, eu tenho um sobrinho que tem o mesmo problema, mas ele é muito feliz já fez várias cirurgias e hoje pouco se percebe que ele teve fissura. Você é lindo, Ai se eu morasse perto de você!!!. rsrsrsrsrs. Beijos.

Anônimo disse...

oi eu tenho apenas 9 anos e vou fazer essa cirurgia mes que vem e as outras cirurgias que eu fiz eu nao me lembro é com se essa fosse minha primeira cirurgia eu nao quero operar mas sei que quanto mas cedo mais rapido passa eu quero fazer mas tenho medo medo de dar errado de acontecer alguma coisa comigo vc sabe se tem algum geito de eu me sentir mais segura
meu nome é camila bjss.

Anônimo disse...

Olá tudo bem? Acho que não vais lembrar de mim, mas nos conhecemos no Centrinho em 1997, chegamos a trocar cartinhas tempos depois, mas sabe é acabamos nos afastando. Fiquei muito feliz em ti encontrar na web, e ler o teu post. Já fiz essa cirurgia a anos atrás e entendo bem o que dizeste. Fico feliz que estejas bem e feliz, um grande abraço. Mônica Arnhold

Anônimo disse...

Oi, gostei muito do seu texto e até chorei..tbm nasci com esse problema e vou fazer essa cirurgia no próximo mês,muito nervosa e com medo..mais é so ter fé em Deus.. Beijos

anynha0382 disse...

olá tdo bem? meu nome é ana paula moro em sampa e tenho o mesmo problema que vc fenda palatina...tenho hj 29 anos e qndo era criança minha mãe foi no centrinho vaaaaarias vezes mais nunca conseguiu o tratamento pra mim.Sei bem o que é vc se sentir dessa maneira,qndo era criança sofri os piores tipos de preconceitos possiveis que talves outras pessoas possam imaginar,dentre amigos dos meus pais na escola era um inferno e da minha propria familia tirando claro meus pais e irmãos..Mais mesmo hj com 29 anos ainda sinto grande nescessidade de me tratar mais nunca tive oportunidade pois a maioria dos hospitais que fui nunca aceitaram meu caso e olha que são anos e anos de correria..1º eram meus pais hj sou eu e nunca consegui espero que leia e entre em contato comigo se vc me ajudar eu agradeceria de coração...espero que vc melhore logo e olha fique com DEUS pois foi nele que eu sempre me acolhi e me senti confortante...

Unknown disse...

Anynha me escreva fabianoduncan@gmail.com posso tentar te ajudar a marcar uma consulta, tenho uma amiga q trabalha na secretaria do Centrinho e posso ver com ela como fazer pra marcar uma consulta. Tudo de bom pra ti!
Fabiano

Bruna Cezar disse...

Oi Fabiano, li seu post sobre a sua cirurgia de enxerto ósseo, meu filho nasceu com fissura labial unilateral, hoje fomos iniciar o tratamento para instalação de aparelho dentário( pois não sabíamos que ele iria necessitar de cirurgia), e após analisar as imagens que me disse que ele necessitará de cirurgia óssea, bate um medo enorme, mas é necessário.Que Deus continue nós abençoando.Abraços, Bruna.

helygton disse...

Oi..tudo bem ? rs poxa..tudo o que você disse é a mais pura verdade...eu passei muito por isso...enfrentei muitas coisas na minha vida...mecheu muito com o meu psicológico essa angústia que a gente sempre tem antes da cirurgia ...o medo de dar algo errado..eu de certa foram tenho que um medo dessas cirurgias...é muita pressão..seila...mais sempre dá tudo certo...rsrs..abraços
quiser me adicionar ai meu nome é Helygton > helygton_07@h..com

Anônimo disse...

simply stopping by to say hello