terça-feira, 9 de março de 2010

Centrinho - Bauru : Timpanomastoidectomia

Futuras Instalações do Centrinho


No ano passado quando fiz a cirurgia de Enxerto Ósseo passei pelo otorrino nos exames de rotina de internação e ele me pediu uma tomografia do ouvido direito. Depois que eu voltei a Brasilia e passei por todo o pós-operatório, procurei um otorrino em Brasilia e fui fazer a tal tomografia. Eu estava apreensivo porque afinal se o medico me pediu este exame era porque ele estava desconfiado de alguma coisa. Conversando com os médicos de Brasilia eles desconfiaram que eu estivesse com um colesteatoma no ouvido. Colesteatoma pelo o que os médicos me explicaram é uma espécie de tumor benigno. Ao saber da noticia, é claro fiquei bastante preocupado e já imaginei que haveria alguma indicação cirúrgica. Sempre tive problemas com este meu ouvido, varias otites mal curadas, toda vez que entrava água saia pus, tive muitos problemas na adolescencia, meu sonho era ser nadador profissional mas por conta deste ouvido que inflamava bastante toda vez que entrava água fui obrigado a parar de nadar. Nem tampão resolvia meu problema.

Em 1992 no próprio Centrinho, tive uma indicaçao cirurgica de "timpanoplastia" uma cirurgia mais simples para corrigir a perfuraçao de timpano que eu tinha. Se eu tivesse naquela epoca, tido consciência da gravidade do problema e tivesse cuidado melhor do meu ouvido evitando a todo custo que entrasse agua, este problema no meu ouvido nao teria se agravado mas naquela época, eu estava tratando a parte ortodôntica e muito mais interessado nas cirurgias plásticas. Afinal, eu era um adolescente e quando a gente vai ficando rapazinho a gente quer melhorar a aparência. Eu passei muito tempo cuidado desta parte e esqueci completamente do ouvido.

Quando saiu o resultado da tomografia, os otorrinos nao souberam precisar realmente se eu tinha colesteatoma ou nao mas diagnosticaram uma infecção crônica no ouvido e me deram indicação cirúrgica de timpanomastoidectomia, uma cirurgia mais longa, com mais ou menos 4 horas de duraçao em que o médico corta o osso (mastoide) retira a infecção, reconstitui o tímpano e se houver a existência do colesteatoma ele é retirado. O objetivo da cirurgia: retirar a infecção que poderia se agravar, causando um colesteatoma e podendo provocar meningite, paralasia facial e ou surdez.

Embora eu ja passei 8 vezes por cirurgia, para mim é sempre como se fosse a primeira vez, eu sou muito impressionado com essas coisas, penso demais, fantasio demais, perdi várias noites de sono pensando nesta cirurgia. Em dezembro quando ela foi agendada me bateu aquela angustia e eu nem aproveitei tanto as férias em Salvador sabendo que em fevereiro eu iria operar.

Quando cheguei em Bauru no dia 23/02 fiz todos os exames e graças a Deus estava tudo OK para operar, a equipe de Centrinho é bastante criteriosa para submeter um paciente a um procedimento cirúrgico, se a saúde do paciente nao estiver boa eles nao operam, eles até brincam dizendo que "o Centrinho é o único hospital que opera quando o paciente está muitíssimo bem de saúde".

Depois que o paciente passa pela rotina de exames de internação, ele passa por uma palestra e pelo anestesista e o cirurgião que vai opera-lo. Esta fase nao aconteceu de imediato porque nao havia vaga (embora estivesse marcado) para eu operar no dia seguinte. Isto gerou uma angustia, para mim a pior parte sempre é o pré-cirúrgico, o meu estado psicológico fica muito alterado. Eu tive que esperar dois dias para operar, a cirurgia só foi marcada para sexta feira, (26/03) o que me causou alivio pois se eu nao operasse na sexta feira, só iria operar na segunda feira. Eu ia ficar o fim de semana todinho angustiado... e tambem a minha outra preocupação é que no final de semana da semana seguinte Zélia Duncan estaria em Brasília e eu nao queria jamais perder esta oportunidade mesmo estando em pós-operatório.

O que me deixou preocupado antes de operar é que quando conversei com o cirurgião ele me alertou dos riscos da cirurgia que seriam os mesmo caso eu nao operasse dali a algum tempo: meningite, surdez ou paralasia facial. Eu fiquei bastante preocupado, afinal durante a cirurgia poderia acontecer tudo isto. Depois conversando com enfermeiros, fiquei sabendo que ao acordar da anestesia eu iria sentir bastante tontura pois eles mexeriam perto do labirinto. Eu tive uma sorte danada, em nenhum momento eu senti tontura, acordei com muita fome e sede, primeiro dia eu nao levantei, fiquei na cama. A enfermeira teve que levar tres vezes para mim o papagaio, uma das grandes vantagens em ser homem é que quando a gente passa por uma cirugia e nao pode levantar, a enfermeira traz o papagaio para o paciente mijar na cama! E se eu fosse mulher acho que seria bem mais dificil! No segundo dia, ela ja troca a gente de quarto, eu quis ir a pé, andando mas ela nao permitiu insistiu que eu fosse de cadeira de rodas, no segundo dia, eu só poderia andar dentro do quarto. Terceiro dia, eles retiram a faixa que foi envolvida na cabeça e eu ja poderia circular pelo hospital. A alimentação é branda, primeira vez que eu opero e nao fico pelo menos um mes me alimentando no líquido, por ser no ouvido, somente o primeiro dia é no liquido, depois alimentação branda.

Segundo Dia de Pós-Operatório

Eu estava muito apreensivo em relação a esta cirurgia, é que eu sou medroso mesmo, eu fico muito impressionado com essas coisas, afinal, tiram sua consciência e mexem no seu corpo, te levam para um centro cirurgico, enfiam um tubo na sua garganta, controlam seus batimentos cardiácos eu nao gosto de pensar nestas coisas porque me impressionam muito.

Fico muito feliz de tudo ter corrido bem, nao tive nenhuma complicação, agora é aguardar mais uma vez pra saber se o enxerto do timpano pegou. Apesar de ser bastante medroso com estas coisas sempre tive muita sorte ao cuidar da minha saúde , estou na fase final do meu tratamento, após o resultado desta cirurgia eu espero receber alta definitiva do Centrinho.

Terceiro Dia de Pós Operatório - Parte Interna do Centrinho

Quero agradecer nesta postagem o carinho, a atençao, a amizade de tres amigos bauruenses, Marcos André, que me hospedou e me acompanhou até o Centro Cirurgico, ao Jonny que alegrou o meu pós-operatório com muito bom humor e ao Rafael Ribeiro que me fez sorrir com suas histórias e causos. Estava longe do meus amigos e familiares mas com estes tres amigos me senti em casa. Agradeço tambem a todos meus amigos que mesmo de longe estavam torcendo por mim pelo twitter.

Gostaria de agradecer a toda Equipe do Centrinho, cada funcionário do Centrinho é um anjo disfarçado de ser humano, um por um, recebi muito carinho de todos os funcionários, desde dos atendentes até os médicos, a equipe do Centrinho me conhece desde criança, afinal são 27 anos que eu me trato no Centrinho, sou muito afeiçoado a toda Equipe.

Quero agradecer também a cantora Zélia Duncan que acompanhou minha saga pelo Twitter me desejando boa sorte, a musica e a presença dela foram fundamentais para minha boa recuperação, nos momentos de aflição lembrava das palavras dela: "Querido, se vc confia, o medo diminui. Que bom ter opções e poder ter esperanças! Estarei torcendo como sempre." - ouvir isto da pessoa que voce mais admira te enche de alegria e confiança! Eu recebi alta do Centrinho na quarta feira (03/03) e nao pude voltar pra casa de avião por causa da pressurização, tive que enfrentar 15 horas de ônibus para voltar a Brasilia, mas valeu a pena, consegui chegar a tempo de ver Zélia Duncan em Brasilia, eu cheguei de manha e a noite ja fui a Sessão e Autografos com ela na Livraria, FNAC, levei minha alta hospitalar para ela autografar, tenho certeza que nenhum fã deve ter pedido isto a ela.



Sei que este relato pode ajudar muitas pessoas que tem problema no ouvido a enfrentar este desafio, o relato da cirurgia de enxerto ósseo que fiz ano passado é uma das postagens que mais sao visitadas em meu blog e até hoje recebo mensagens parabenizando, querendo tirar dúvidas e até mesmo de pessoas que querem fazer o tratamento no Centrinho. Antes de operar eu busquei muito saber como era este procedimento, espero que este meu relato possa ser útil a quem for passar por esta empreitada.


Virei garoto-propaganda do Centrinho - (Blog do Centrinho)

O Centrinho é referência na América Latina e acaba de aparecer na 4a posição no ranking dos 10 melhores hospitais de São Paulo. Quem quiser mais informações sobre o Centrinho visitem as páginas:

Site do Centrinho: http://www.centrinho.usp.br/
Blog do Centrinho: http://centrinhousp.blogspot.com/
Centrinho no Twitter: www.twitter.com/centrinhousp
Related Posts with Thumbnails

31 comentários:

[rafael ribeiro] disse...

"...o sorriso é a maior porta do prazer, talvez a primeira que nos dá todas as sensações e sabores dos gestos..."

...isto que a gente construiu pela música, ficara sempre mais forte...

...amo-te pessoa e amo-te companhia !!

Bjokss na testa, no coração e na alma...[rf.]

lexleo disse...

Fabiano, cada dia que te conheço passo a te adimirar mais, por sua determinação e coragem de vencer os desafios, passar por uma cirurgia só sabe quem passou isso na pelo, coragem sermpre rapaz...

Carlos A. F. Tenreiro disse...

Preocupações existem, medos vêm junto. Mas junto de tudo isso há uma história inegável e única. Uma história que se propôs a viver e a enfrentar. Quando a trajetória pelo Centrinho acabar, ela continuará de outra forma: na certeza do vivido, do compartilhado e na certeza também de que a vida está aí para isso, para ser conquistada a cada pulsação. Muitas pulsações virão e com elas tantas outras experiências e tanto outros sorrisos amplos a ampliar o sorriso dos que acompanham seus passos. Parabéns, amigo. Seus caminhos não são em vão para você e também não são para nós. Seus caminhos são caminhos de todos nós e nos ajudam a seguir. Felicidades sempre.

Unknown disse...

FABIANO, meu bravo VENCEDOR! Te desejo muito sucesso, força e que O CREADOR DE TODAS AS COISAS possa te fortalecer a cada vez mais!

Gilberto Lacerda Santos disse...

Valeu Rapaz!
Boa sorte e boa continuação nessa vida danada de boa!
Abraço,
Gilberto Lacerda

Unknown disse...

Agora sim entendi direitinho o q aconteceu com vc querido!!!
Nossa q batalha e q luta, mais tenho certeza q no final vc se sente recompensado pq sabe q agora é vida nova!!! Pode aproveitar a vida e q a fase ruim fica de lado!!!
Desejo do fundo do meu coração q vc se recupere o mais depressa possível e possa agora aproveitar a vida com mais confiança e ser sempre mais sempre muito feliz...

Beijocas dessa sua amiga "virtual" q ta torcendo muitão p vc!!!

Beijocas!!!

Lily Dias disse...

nossa foi bem legal essa postagem o dificil é falar o nome TIMPANOSMASTOIDECTOMIA !
RSRS
mas é isso aí eu te conheço a bem pouquinho tempo e o admiro muito pra mim foi uma honra conhece-lo e vejo que você é uma pessoa de garra. é sempre um grande desafio passar por problemas de saúde e qualquer cirurgia por pequena que seja deixa qualquer ser humano em sã consiencia apreesivo, e ainda mais sendo no ouvido é um lugar que gera muito incomodo, ainda mais quando se faz muito tempo que passa por um tratamento assim, delicado, e foi muito bacana você deixar registrado sua experiencia aqui o que ajudará tantas outras pessoas a se informarem mais o importante é isso compartilhar os problemas também, e mesmo quem não passa por isso aprende um pouco também. quando você twittou que estava se preparando para a cirurugia eu joguei muitos pensamentos positivos pra você porque acreditava que você mais uma vez ia vencer o medo, e venceu. acho que isso é fundamental por mais que o medo queira te derrubar lute contra ele com todas as forças tente pelo menos disfarçar rssrs que você consegue! todos nós somos capazes de derrubar obstaculos seja o tamanho que for todos nós somos munidos de forças que se escondem e aparecem nas horas certas e nos momentos exatos.

obs: eu acho que faltou uma coisinha a mais, GOTINHAS PELO SABOR DO GESTO NO OUVIDO rsrs !

bjs! fica sempre na paz e com DEUS

Unknown disse...

FABIANO, VOCÊ TEM UM LINDO EXEMPLO DE FORÇA E SUPERAÇÃO! A FÉ ESTÁ NO CORAÇÃO DOS MAIS GUERREIROS E VOCÊ É UM DELES! É MUITO BOM SABER QUE HÁ POSSIBILIDADE DE MELHORAR E PODER CONTAR COM A AJUDA DE PROFISSIONAIS TÃO PREPARADOS! ESTOU AQUI TORCENDO SEMPRE POR VOCÊ!

Dan Vícola disse...

Fabiano!
Que saga! O melhor é tomar conhecimento dela depois que tudo está perfeitamente bem e você aí, firme e forte novamente! =)
E que lindo isso de levar a alta do hospital para ela autografar! O máximo! Muito bonito ver que um ídolo consegue transmitir tanta positividade e força para quem o admira! Simplesmente incrível! =)
Desejo que estejas tinindo de novo, esbanjando saúde e sorrindo à toa por aí, meu querido!
Um graaaaaaaaaaaaaande abraço!

Leonardo Davino disse...

Querido, colhemos o que plantamos e você é mais que demais!
Estou muito feliz com seu sucesso.

Beijão
Leo

[ e-b® ] disse...

Puuuuuts!!!
Só agora q eu li o seu blog.
Hahahahahahahahahahahaha
Q bunitinho!
Eu só gostaria de ter feito mais por vc Fabiano mas o tempo foi meu inimigo nessa situação, embora eu até tenha dado umas dribladas nele.
Apesar da correria achei tudo muito legal.
Hehehehehe
Agora achei o maximo seu comentário, fui promovido a palhaço pós-cirurgico!!!
Ainda bem q nao era uma cirurgia na boca e cheia de pontos senão imagina só q perrengue.

HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

Coitado do paciente não podendo rir.

HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA




* rindo muito aqui!!!

PHaustUS disse...

Certeza absoluta de que DEUS mandou o seu Anjo da Guarda não descolar de vc nem um minutinho se quer. rs Graças a Ele, correu tudo bem!!!!E tem mais... depois de ouvir:"Querido, se vc confia, o medo diminui." direto da ZD.Como sentir medo????
Bjão e te admiro muuuuuuuuuito!!!!

https://www.facebook.com/anaaparecida.tavares?ref=tn_tnmn disse...

fabiano,adimiro a sua coragem pq estas palavras que vc escreve deixam forças para pessoas que precisam passar pela mesma situação que a sua ou mesmo parecida,que a sua vida continue brilhando e fazendo obras na vida das pessoas.Uma simples palavras seguinificam muito.

Unknown disse...

oi companheiro fiz essa cirurgia no inicio de março sei como é, só que meu ouvido tá com curativo e tampado sexta feira vou ao medico tira-lo será que tirando o curativo vou ouvir melhor?felicidades...meu email é fatinhadequeiroz@gmail.com

Marilac disse...

Oi querido,
Li com carinho seu relato,obrigada por partilhar sua experiência.
Que bom que você enfrentou o medo, fez a cirurgia, correu tudo bem e ainda chegou a tempo da sessão de autografos da Zélia.Quando eu soube da cirurgia, confesso que me preocupei também com a possibilidade de você perder a passagem da Zélia por Brasilia, sei o quanto estar lá era importante para você.Agora entendi a assinatura dela na alta..rss
E bendito twitter que incentivo especial as palavras da Zélia.

Eu já te disse o quanto te admiro? Pois é, você é um guerreiro lindo!

abraços,
com carinho,
Marilac

Paulo Roberto Figueiredo Braccini - Bratz disse...

amigo Fabiano, que saga esta sua eim? mas enfim, mais uma etapa vencida com força e coragem ... a vida continua ... parabéns a voce pela bravura e à equipe que tão bem te assiste ...

bjux

;-)

Gabriela disse...

Fazendo uma pesquisa pra faculdade encontrei sua história! Ela reune minha profissão e meu gosto musical!
Saúde, felicidade e sucesso pra vc!
boa recuperação!

Leti disse...

Oi Fabiano! Estou para fazer esta cirurgia, idêntica a sua, agora no próximo mês - maio/2010 - porém, tenho um filho pequeno de 9 meses e gostaria de saber quantos dias após a cirurgia vc ainda sentiu mal-estar, ou outros sintomas negativos, que poderiam estar me atrapalhando nos cuidados com ele.
Obrigada!

Unknown disse...

Leti, eu fiquei de licença do trabalho 20 dias, e voltei as minhas atividades normais. Acho que vc podera cuidar do seu bebe assim q voltar pra casa mas nao pegue peso,o seu medico vai saber te orientar direitinho, qq coisa, escreva pra gente trocar ideias, boa cirurgia! Fabiano (fabianoduncan@gmail.com)

seu canal dos games disse...

Cara eu vou fazer éssa mesma operação no dia 26/04/10.

e estou com muito medo,depois da cirlugia vc sente muita dor ou é tranquilo ?

seu canal dos games disse...

Eu vou fazer ésta mesma cirlugia no dia 26/04/10.
E estou com muito medo,depois da cirlugia doe muito ou é tranquilo ?

Unknown disse...

"Seu canal dos Games", medo é normal nesta situaçao, mas pelo meu relato vc viu q eu tirei de letra, né? Procure um medico de sua confiança, é importante ser otimista, vc estará medicado, nao sentirá dor, eu tinha mta medo, pavor de pensar nesta cirurgia, agora q passei por isto, vi q nao é nenhum bicho de sete cabeça, boa cirurgia! Grd abraço!

A.N.S. disse...

Prezado Fabiano, lhe conheço apenas pelo blog, que passei a visitar frequentemente por ser de Brasília e por ter um filho de 11 meses com Fissura LabioPalatina Bilateral (a mesma que a sua né ?). Mês que vem vamos pra Bauru fazer a palatoplastia.

Confesso que, como pai de um bebê que irá provavelmente irá passar por sofrimentos similares ao que passou, fico triste em saber , antecipadamente, a forma como ele pode se sentir quando tiver noção das cirurgias, angustiado e inseguro.

Por outro lado fico feliz em saber que, apesar de todo o preconceito que você pode ter passado, das dificuldades que encontrou, sua educação o fez uma pessoa de bom caráter, feliz e que transmite esperança e bons pensamentos pra aqueles que lhe conhecem. Espero que consiga educar meu filho de forma que ele tenha também essas qualidades.

Parabéns pelas vitórias, com certeza elas foram frutos de muito trabalho,paciência e dedicação.

Felicidades.

Unknown disse...

Caro Allan, o que o seu filho precisa é de muito carinho nestas horas. A presença dos pais deixa o filho mais seguro. Seu filho nao precisa sentir medo, o medo é um sentimento que paraliza, ele precisa ser forte e se sentir amado, seguro e confiante. Isto ajuda bastante! E combata o sentimento de auto-piedade q é bastante destruitivo e nao leva a nada. Sua preocupaçao com o seu filho mostra o qto vc preza pelo bem-estar emocional e físico dele. Eu como paciente ha mais de 20 anos do Centrinho, vi muitos casos em q os pais são omissos no tratamento do filho. Fico contente de saber que vc é diferente! Desejo felicidades ao seu filho, tudo de bom pra vc e sua familia! Meus parabens!

Sanchez disse...

Ola Fabiano! Agradeco pelo post, pois me ajudou e muito!!! So quem passou por isso eh capaz de ajudar quem esta passando pelo mesmo....
Fiz minha timpanoplastia quinta passada 15/07/10...estou no pos-operatorio e confesso que nao eh NADA facil...sou ansiosa, teimosa e pra piorar, tenho TODOS os sintomas chatos como tontura, dor, latejamento, ouco todo mundo com voz mecanica e os barulhos agudos e graves me deixam maluca...total hiper sensibilidade aos sons
Infelizmente nao consigo ficar parada, mas PRECISO e estou tentando pq se eu nao parar agora, isso podera piorar e dai so prolongarei essa "tortura" toda...
Enfim, novamente lhe agradeco pelo post e voltarei aqui mais vezes para saber como vc esta!
Estou na sua torcida!
Grande abraco!

Ka disse...

Ahhh eu acabei de passar pelo mesmo na 2ª feira! Estava lendo o seu relato e pensando que poderia ter sido eu a escrever isso :) (não só da operação mas do historial clinico completo)

Espero que tudo tenha continuado a correr bem.

JOSE NILTON disse...

NA VIDA SOMOS PEGOS POR GRANDES SURPRESAS E O BONITO É QUANDO RECONHECEMOS O PLANO DE DEUS NESSAS SURPRESAS. FABIANO É UMA BENÇÃO DE DEUS NA MINHA VIDA. SOU GRATO POR TER REENCONTRADO ELE NESSA PASSAGEM. PARABÉNS AMIGO. VOCÊ MERECE SER O QUE É E TER O QUE TEM. O SENHOR SEJA CONTIGO E GUARDE OS TEU PASSOS.LUZ BRILHA NO ALTO E VOCÊ FOI FEITO PARA BRILHAR. ENTÃO SEMPRE ESTEJA PRONTO PARA ESTAR ONDE DEUS QUER QUE VOCÊ ESTEJA E ELE QUER TE VER BRILHANDO.BEIJOS E FICA COM DEUS.

MiCa...JusT DanCE disse...

Hum...Achei o post... Nossa que situação, logo após passar pela cirurgia do enxerto e vc teve que encarar essa barra...Graças a Deus correu tdo bem!!!... Estou Amando ler seu Blog... ah! Aproveitando, vc tem facebook e Twitter pra eu te seguir??? Bjos Lindo se Cuida!!!

Tempos melhores estão por vir disse...

ola fabiano... faço tratameto no centrinho tbm e minha cirurgia de timpanomastoide ta marcada pro dia 01/12, quer dizer os exames, n´...eu tinha pensado em fazer a cirurgia aqui na minha cidade pelo plano de saude ai hoje me chega o retorno, não sei o q faço... como é o pos operatorio? vc ficou 1 semana no hospital? e os retornos são feitos de qto tempo? não sei o que faço....

Unknown disse...

Caro "Tempos Melhores estao por vir", eu tb estava com essa duvida antes de operar, se fazia na minha cidade onde moro Brasilia perto dos meus amigos ou familiares ou se faria em Bauru, optei por fazer em Bauru pelo fato deles serem bastante experientes e é claro por ja ter um histórico no hospital (meu prontuário está lá desde os 7 anos), nao me arrependi, mesmo tendo q voltar para Brasilia de onibus, eu fiquei no hospital depois q operei uns 4 dias, as vezes pode acontecer de atrasar a cirurgia e vc ter q ficar mais uns dois ou tres dias. Fiz retorno com um mes depois, e depois 6 meses, minha cirurgia gracas a Deus correu tudo bem, eu tb tive acompanhamento de um otorrino na minha cidade. Acho q vc deve considerar sim a possiblidade de fazer a cirurgia no Centrinho uma vez q vc faz tratamento la e já sabe o atendimento deles é de excelência, no mais, te desejo boa sorte e tudo de bom!

none disse...

Olá Fabiano, paz e bem!
Parabenizo você pela sua recuperação total(acredito que já está.Também fiz a mesma cirurgia (mastoidectomia com colesteatoma) foi feita lá na Puc de Campinas,Hospital Celso Pierrot .Parece-me que foi bem sucedida pois não obtive nenhuma recidiva ou seja second look(segunda intervenção) e já faz um ano.ainda tenho ´perda auditiva mas melhorou um pouco.Retorno este mês para fazer uma avaliação final, talvez tenha que usar aparelho auditiv
Mas confio em Deus! um abraço Leonel.