terça-feira, 9 de março de 2010

Centrinho - Bauru : Timpanomastoidectomia

Futuras Instalações do Centrinho


No ano passado quando fiz a cirurgia de Enxerto Ósseo passei pelo otorrino nos exames de rotina de internação e ele me pediu uma tomografia do ouvido direito. Depois que eu voltei a Brasilia e passei por todo o pós-operatório, procurei um otorrino em Brasilia e fui fazer a tal tomografia. Eu estava apreensivo porque afinal se o medico me pediu este exame era porque ele estava desconfiado de alguma coisa. Conversando com os médicos de Brasilia eles desconfiaram que eu estivesse com um colesteatoma no ouvido. Colesteatoma pelo o que os médicos me explicaram é uma espécie de tumor benigno. Ao saber da noticia, é claro fiquei bastante preocupado e já imaginei que haveria alguma indicação cirúrgica. Sempre tive problemas com este meu ouvido, varias otites mal curadas, toda vez que entrava água saia pus, tive muitos problemas na adolescencia, meu sonho era ser nadador profissional mas por conta deste ouvido que inflamava bastante toda vez que entrava água fui obrigado a parar de nadar. Nem tampão resolvia meu problema.

Em 1992 no próprio Centrinho, tive uma indicaçao cirurgica de "timpanoplastia" uma cirurgia mais simples para corrigir a perfuraçao de timpano que eu tinha. Se eu tivesse naquela epoca, tido consciência da gravidade do problema e tivesse cuidado melhor do meu ouvido evitando a todo custo que entrasse agua, este problema no meu ouvido nao teria se agravado mas naquela época, eu estava tratando a parte ortodôntica e muito mais interessado nas cirurgias plásticas. Afinal, eu era um adolescente e quando a gente vai ficando rapazinho a gente quer melhorar a aparência. Eu passei muito tempo cuidado desta parte e esqueci completamente do ouvido.

Quando saiu o resultado da tomografia, os otorrinos nao souberam precisar realmente se eu tinha colesteatoma ou nao mas diagnosticaram uma infecção crônica no ouvido e me deram indicação cirúrgica de timpanomastoidectomia, uma cirurgia mais longa, com mais ou menos 4 horas de duraçao em que o médico corta o osso (mastoide) retira a infecção, reconstitui o tímpano e se houver a existência do colesteatoma ele é retirado. O objetivo da cirurgia: retirar a infecção que poderia se agravar, causando um colesteatoma e podendo provocar meningite, paralasia facial e ou surdez.

Embora eu ja passei 8 vezes por cirurgia, para mim é sempre como se fosse a primeira vez, eu sou muito impressionado com essas coisas, penso demais, fantasio demais, perdi várias noites de sono pensando nesta cirurgia. Em dezembro quando ela foi agendada me bateu aquela angustia e eu nem aproveitei tanto as férias em Salvador sabendo que em fevereiro eu iria operar.

Quando cheguei em Bauru no dia 23/02 fiz todos os exames e graças a Deus estava tudo OK para operar, a equipe de Centrinho é bastante criteriosa para submeter um paciente a um procedimento cirúrgico, se a saúde do paciente nao estiver boa eles nao operam, eles até brincam dizendo que "o Centrinho é o único hospital que opera quando o paciente está muitíssimo bem de saúde".

Depois que o paciente passa pela rotina de exames de internação, ele passa por uma palestra e pelo anestesista e o cirurgião que vai opera-lo. Esta fase nao aconteceu de imediato porque nao havia vaga (embora estivesse marcado) para eu operar no dia seguinte. Isto gerou uma angustia, para mim a pior parte sempre é o pré-cirúrgico, o meu estado psicológico fica muito alterado. Eu tive que esperar dois dias para operar, a cirurgia só foi marcada para sexta feira, (26/03) o que me causou alivio pois se eu nao operasse na sexta feira, só iria operar na segunda feira. Eu ia ficar o fim de semana todinho angustiado... e tambem a minha outra preocupação é que no final de semana da semana seguinte Zélia Duncan estaria em Brasília e eu nao queria jamais perder esta oportunidade mesmo estando em pós-operatório.

O que me deixou preocupado antes de operar é que quando conversei com o cirurgião ele me alertou dos riscos da cirurgia que seriam os mesmo caso eu nao operasse dali a algum tempo: meningite, surdez ou paralasia facial. Eu fiquei bastante preocupado, afinal durante a cirurgia poderia acontecer tudo isto. Depois conversando com enfermeiros, fiquei sabendo que ao acordar da anestesia eu iria sentir bastante tontura pois eles mexeriam perto do labirinto. Eu tive uma sorte danada, em nenhum momento eu senti tontura, acordei com muita fome e sede, primeiro dia eu nao levantei, fiquei na cama. A enfermeira teve que levar tres vezes para mim o papagaio, uma das grandes vantagens em ser homem é que quando a gente passa por uma cirugia e nao pode levantar, a enfermeira traz o papagaio para o paciente mijar na cama! E se eu fosse mulher acho que seria bem mais dificil! No segundo dia, ela ja troca a gente de quarto, eu quis ir a pé, andando mas ela nao permitiu insistiu que eu fosse de cadeira de rodas, no segundo dia, eu só poderia andar dentro do quarto. Terceiro dia, eles retiram a faixa que foi envolvida na cabeça e eu ja poderia circular pelo hospital. A alimentação é branda, primeira vez que eu opero e nao fico pelo menos um mes me alimentando no líquido, por ser no ouvido, somente o primeiro dia é no liquido, depois alimentação branda.

Segundo Dia de Pós-Operatório

Eu estava muito apreensivo em relação a esta cirurgia, é que eu sou medroso mesmo, eu fico muito impressionado com essas coisas, afinal, tiram sua consciência e mexem no seu corpo, te levam para um centro cirurgico, enfiam um tubo na sua garganta, controlam seus batimentos cardiácos eu nao gosto de pensar nestas coisas porque me impressionam muito.

Fico muito feliz de tudo ter corrido bem, nao tive nenhuma complicação, agora é aguardar mais uma vez pra saber se o enxerto do timpano pegou. Apesar de ser bastante medroso com estas coisas sempre tive muita sorte ao cuidar da minha saúde , estou na fase final do meu tratamento, após o resultado desta cirurgia eu espero receber alta definitiva do Centrinho.

Terceiro Dia de Pós Operatório - Parte Interna do Centrinho

Quero agradecer nesta postagem o carinho, a atençao, a amizade de tres amigos bauruenses, Marcos André, que me hospedou e me acompanhou até o Centro Cirurgico, ao Jonny que alegrou o meu pós-operatório com muito bom humor e ao Rafael Ribeiro que me fez sorrir com suas histórias e causos. Estava longe do meus amigos e familiares mas com estes tres amigos me senti em casa. Agradeço tambem a todos meus amigos que mesmo de longe estavam torcendo por mim pelo twitter.

Gostaria de agradecer a toda Equipe do Centrinho, cada funcionário do Centrinho é um anjo disfarçado de ser humano, um por um, recebi muito carinho de todos os funcionários, desde dos atendentes até os médicos, a equipe do Centrinho me conhece desde criança, afinal são 27 anos que eu me trato no Centrinho, sou muito afeiçoado a toda Equipe.

Quero agradecer também a cantora Zélia Duncan que acompanhou minha saga pelo Twitter me desejando boa sorte, a musica e a presença dela foram fundamentais para minha boa recuperação, nos momentos de aflição lembrava das palavras dela: "Querido, se vc confia, o medo diminui. Que bom ter opções e poder ter esperanças! Estarei torcendo como sempre." - ouvir isto da pessoa que voce mais admira te enche de alegria e confiança! Eu recebi alta do Centrinho na quarta feira (03/03) e nao pude voltar pra casa de avião por causa da pressurização, tive que enfrentar 15 horas de ônibus para voltar a Brasilia, mas valeu a pena, consegui chegar a tempo de ver Zélia Duncan em Brasilia, eu cheguei de manha e a noite ja fui a Sessão e Autografos com ela na Livraria, FNAC, levei minha alta hospitalar para ela autografar, tenho certeza que nenhum fã deve ter pedido isto a ela.



Sei que este relato pode ajudar muitas pessoas que tem problema no ouvido a enfrentar este desafio, o relato da cirurgia de enxerto ósseo que fiz ano passado é uma das postagens que mais sao visitadas em meu blog e até hoje recebo mensagens parabenizando, querendo tirar dúvidas e até mesmo de pessoas que querem fazer o tratamento no Centrinho. Antes de operar eu busquei muito saber como era este procedimento, espero que este meu relato possa ser útil a quem for passar por esta empreitada.


Virei garoto-propaganda do Centrinho - (Blog do Centrinho)

O Centrinho é referência na América Latina e acaba de aparecer na 4a posição no ranking dos 10 melhores hospitais de São Paulo. Quem quiser mais informações sobre o Centrinho visitem as páginas:

Site do Centrinho: http://www.centrinho.usp.br/
Blog do Centrinho: http://centrinhousp.blogspot.com/
Centrinho no Twitter: www.twitter.com/centrinhousp
Related Posts with Thumbnails
Postar um comentário