sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Celso Fonseca - Grande Talento da Nossa MPB!




Sempre falo das cantoras e acabo falando pouco dos cantores aqui em meu blog. Será que é porque gosto mais das vozes das mulheres do que dos homens???

As mulheres me emocionam bastante, confesso, gosto mais das mulheres cantando. O fato é existe muito mais mulheres no mundo do que homens. A mesma coisa acontece no mundo da música.

Dos homens, gosto muito dos artistas já consagrados como Milton Nascimento, Ney Matogrosso, Gilberto Gil, Chico Buarque, mas estes todo mundo conhece e gosta, né? Também gosto de Zeca Baleiro, Fred Martins, Jorge Vercilo, Pedro Mariano. Acontece que é dificil surgir uma voz masculina que nos chame atenção.

A verdade é que eu garimpo muito mais as vozes femininas do que as masculinas. Mas também, quando aparece alguma voz masculina que me chama atenção eu fico encantado! Foi assim quando descobri Rubi! E agora acabo de descobrir outro artista fantástico! Chama-se Celso Fonseca!

Quando me apaixono por um artista quero conhecer a obra toda dele. Este cara já tem 8 discos gravados. Já escutei todos! Ele tem uma carreira bonita, consistente. O cara ama a música e ama todos esses artistas aqui de quem falo! Ele foi guitarrista na banda de Gilberto Gil, o que lhe abriu as portas para tocar e gravar com outros grandes nomes da MPB, como Milton Nascimento, Djavan, Gal Costa, Benjor, Chico Buarque, Caetano Veloso, Elza Soares, Marisa Monte, Adriana Calcanhotto, João Bosco e outros. O cara é muito experiente, produziu muitos discos.

Ele é também compositor, foi ele compôs "Sorte" que foi gravada por Gal Costa e Caetano Veloso no LP "Bem Bom" em 1985, "A Noite É Meu Ópio" e "Flor Lunar" que foram gravadas por Nana Caymmi, "Mania" que Zizi Possi gravou, "Um rei" gravada por Ney Matogrosso, "Sei de Cor" por Maria Bethania, "O eterno Deus Mú dança" faixa que dá nome a este disco de Gilberto Gil que ele produziu, "Só fala em mim" por Ana Carolina entre outros.

Os discos dele são de muito bom gosto, cheio de arranjos sofisticados que deixam a canção mais elegante. E ele tem uma voz doce, suave, gosto muito da voz dele. O som é muito gostoso! Ele é moderno! Ele tem um parceiro musical muito bacana, Ronaldo Bastos, uma parceria que contribuiu bastante para o sucesso dele.

Em 2005 ele gravou o cd "Gauche Rio" e foi eleito pelo jornal inglês "The Sunday Times", como um dos dez melhores do ano. Tou te dizendo, o cara é fera mesmo! O bicho tem uma carreira bonita. Ele é bastante discreto, nao é famoso no Brasil mas recebeu vários prêmios e é muito respeitado aqui e no exterior.

Ele acaba de gravar um dvd como participação mais do que especial de Ana Carolina, Gilberto Gil e Roberta Sá.

A música que vamos ouvir aqui na Aventura Musical de hoje, é do cd "Juventude/Slow Motion Bossa Nova" que foi indicado ao Grammy na categoria de melhor disco de MPB. A canção se chama "A voz do coração", esta música também foi indicada ao Grammy na categoria de melhor canção de MPB.

A Voz do Coração - Celso Fonseca e Ronaldo Bastos


A voz do coração
Composição: Celso Fonseca / Ronaldo Bastos

Quem poderá em vão calar
a voz do coração?
Se o amor quiser partir num dia de manhã
sem avisar

A voz me dita o que fazer
tingir de outra cor a cor da solidão
Fazer dessa manhã amor em paz

Meu mundo não caiu preciso lhe falar
eu gosto de voce demais

Preciso lhe dizer de todo o coração
a falta que voce me faz

Quem poderá em vão calar seu coração?




Muito bonito, né?

Vale a pena conhecer o trabalho do Celso Fonseca pois a música dele é algo assim bem light, bem gostoso, como se você estivesse caminhando numa praia, num entardecer, é música serena que traz paz pra alma!

Related Posts with Thumbnails

3 comentários:

Anônimo disse...

Eu não conhecia o cantor/compositor não, embora já tenha ouvido algumas de suas musicas. Muito legal mesmo conhece-lo aqui no seu blog. Obrigada!
Sobre me linkar, claro que pode, viu? É uma honra.
Desculpe a demora pra responder seu comentário, mas é que tive uns problemas nessa semana.

Um beijo e uma ótimo final de semana!

Anônimo disse...

amei amei amei
muito lindo
beijocas pra vc seu sumido

Unknown disse...

Olá, Mister Teles. Antes de mais nada, parabéns pelo seu Blog, que está muito interessante. Quanto as vozes masculinas que merecem ser destacadas no cenário da nossa MPB, principalmente do pessoal que está despontando, gostaria de acrescentar ao seu rol as do Renato Braz, do Zé Luiz Mazziotti, do Zé Renato e do Paulinho Moska.