domingo, 3 de maio de 2009

Alô... alô? 100 anos de Carmem Miranda




Na Aventura Musical de hoje trago pra vocês o show mais didático que já assisti em minha vida!



Hoje foi o primeiro show do projeto "Alô...alô? 100 anos de Carmem Miranda", uma série de 4 shows em homenagem ao centenário da pequena e grandiosa notável Carmem Miranda e para abrir esta série de shows com chave de ouro os artistas convidados foram nada mais nada menos que Roberta Sá e o maridão Pedro Luiz do grupo PLAP (Pedro Luiz e a Parede). Eu fiquei eufórico quando fiquei sabendo deste projeto do CCBB, o palco do CCBB é pequeno então o show acontece meio que em um clima intimista e o que é melhor a preço popular!




Carmem Miranda era uma brasileira militante, foi ela quem colocou o Brasil no mapa da música universal com turbante, balangandãs e alegria contagiante! Hoje aprendi muitas coisas sobre a Maria do Carmo Miranda da Cunha (Carmem Miranda) com os comentários de Ruy Castro que falou entre os intervalos das canções sobre ela contextualizando a vida e a carreira de forma bem didática. Ruy Castrou falou dela com tanto carinho, atenção e conhecimento de causa, afinal, ele é um grande pesquisador da vida de Carmem Miranda, autor da biografia dela, sai do show com muita vontade de ler esta biografia.

Uma das histórias que aprendi hoje foi da música "Pra você gostar de mim" que o povo rebatizou como "Taí", esta canção foi composta especialmente para Carmem Miranda por Jaubert de Carvalho, um médico mineiro super careta que detesta carnaval, nao era pra ser uma marchinhaa de carnaval, Carmem Miranda entregou a canção para o Pixinguinha que transformou-a em uma marcha carnalesca, o compositor nao gostou, ficou furioso e chegou a dizer que foi traído por Carmem Miranda e Pixinguinha mas nao resistiu ao sucesso da música e acabou se convertendo ao carnaval e passou a compor marchinhas.

E é justamente esta canção que eu trago pra vocês na Aventura Musical de hoje:



Carmem Miranda gravou muitos sucessos, mas "Balancê" não fez tanto sucesso assim, esta música ficou conhecida mesmo foi quando Gal Costa gravou:



Momento final do show onde Roberta Sá e Pedro Luiz cantaram "Alô, Alô" (de André Filho, 1941) e apresentaram a banda:




Um dos pontos altos deste show foi cançao "Quem é" de Custódio Mesquita e Joracy Camargo datada de 1937, nesta música o casal Roberta e Pedro se divertem e divertem toda a platéia!!!




No final, ainda bati papo com o casal, falei pra Pedro Luiz o quanto eu amo a canção "Luz da Nobreza" (já foi tema de postagem aqui no blog) e disse a Roberta o quanto fico feliz dela visitar Brasília (já é a terceira vez que eu a vejo em menos de um ano) e que estou aguardando ansiosíssimo o novo DVD dela.

É quase um dever cívico revereciar Carmem Miranda na passagem de seu centenário.





Related Posts with Thumbnails
Postar um comentário