terça-feira, 28 de outubro de 2008

28/10 - ANIVERSARIO DA ZÉLIA DUNCAN - PARABÉNS!!!






Hoje, Dia de Sao Judas Tadeu e do Funcionário Público (profissão que Zélia já exerceu em um tribunal em Brasilia) é também o dia em que Zélia completa 44 anos.


Adoro ZD, adoro a voz, o jeito, o talento, a simpatia, a inteligência, o carisma, a atitude e as coisas boas que ela canta, ZD é mais do que uma cantora, instrumentista, compositora e intérprete, ZD é missionaria da música. Grande estudiosa da música, ZD nao só canta as trilhas sonoras da minha vida como me apresentou inúmeros talentos que se nao fossem por ela, eu nunca iria conhecer, talentos como: Itamar Assunção, Ná Ozzetti, Luis Tatit, Lucina, Cristhian Oyes, Hermínio Bello, Beto Villares, Paulinho Moska, Mart'nalia, entre outros.

Conheça um pouco da trajetória desta mutante que se transforma em outras, desta estrela zelíssima que eu admiro tanto:


No ano de 1980 o cenário esportivo brasileiro lamentava a perda de uma promissora jogadora de basquete. Ainda bem! Para a nossa alegria, Zélia Duncan abandonou o esporte e fez história na Música Popular Brasileira.

Filha de seresteiros, ela sempre conviveu próxima ao violão. Nascida em Niterói e radicada em Brasília, Zélia se classificou em primeiro lugar num concurso da sala Funarte (Fundação Nacional de Arte). A vitória lhe deu a oportunidade de realizar um show, que teve ótima repercussão.

Esse foi o marco inicial de uma carreira que já dura 26 anos. Desde então, a relação dessa cantora com a música se estreita a cada dia que passa.

Nessa época, abriu vários shows promovidos pela Funarte e se apresentou em diversas cidades.

De volta ao Rio de Janeiro, Zélia estuda teatro na Casa das Artes de Laranjeiras e trabalha como locutora de rádio.

Em 1989, lança o show “Zélia Cristina no caos” que lhe possibilita o contato para a gravação do primeiro disco. O álbum “Outra Luz” rendeu uma parceria com Luiz Melodia e duas indicações para o Prêmio Sharp.

Zélia foi conquistando seu espaço e o reconhecimento internacional. Dois anos depois de estrear seu show “Caótico”, Zélia já fazia as malas para uma temporada de apresentações nos Emirados Árabes.

A temporada no Oriente foi uma época de amadurecimento, o contato com sonoridades diferentes influenciou a musicalidade de Zélia.

Ela retorna ao Brasil em 1992, e na bagagem, um turbilhão de idéias.

A temporada na boate “Torre de Babel” foi sucesso absoluto e recebeu a visita do produtor musical Guto Graça Melo. Logo em seguida, Zélia fecha com uma grande gravadora e lança seu segundo álbum “Zélia Duncan”. Com esse trabalho, ela faz uma temporada no Teatro Rival e lota a casa em todas as apresentações.

É no segundo álbum que Zélia se projeta nacionalmente. “Catedral” estoura em todo o país como trilha de novela. Ao lado de outros sucessos, o álbum torna-se um dos melhores discos latinos do ano de 1994. Para fechar com chave de ouro a turnê desse disco, realizou-se um show ao ar livre no parque do Ibirapuera para mais de 30 mil pessoas!

Durante a carreira, Zélia Duncan teve ao seu lado grandes amigos. Com Itamar Assunção teve a honra de gravar músicas como, “Vou tirar você do dicionário” e “Código de acesso”.

Após a morte de Itamar, no lançamento de um disco dele com Naná Vasconcelos, Zélia Duncan foi a escolhida para representar o amigo.

Christian Óyens é um parceiro muito presente. Além de compor diversos sucessos ele também participa das gravações.

Já faz 26 anos que o basquete cedeu uma promissora atleta para a MPB. Hoje, Zélia já possui 8 álbuns lançados, 4 DVD’s e fez muitas participações ao lado de grandes nomes da nossa música como: Simone, Lucina, Cássia Eller, Adriana Calcanhoto, Tom Zé, João Bosco, Rita Lee, dentre muitos outros.

E, como se não bastasse, Zélia pulou de cabeça no Rock and Roll e com a benção de Rita Lee, integrou os vocais no retorno dos Mutantes!

Agora Zélia está colhendo os frutos do novo trabalho que ela fez com Simone, numa turnê que rodou todo o Brasil lançando o DVD, "Amigo é Casa" , um sucesso de público!

Salve ZD!

Vida Longa a Zélia!!!

Related Posts with Thumbnails

3 comentários:

Janaina Braga disse...

Parabéns pra Zélia e Parabéns à você Bibico!! Putz, que linda homenagem!!! A-DO-REI !!

Bjs,
Jana

Entreatos disse...

homenagem é realmente linda. Parabén Zelinha!

Andrea disse...

Oi Querido Fabiano!
Quanto tempo....
Zélia é felizarda de ter vc, um fã tão especial.
Escrevi la no teu orkut vc viu?
Te andei um e-mail de níver tb.
Passa lá no bailando, apesar de ainda estar sem computador consegui fazer dois posts novos.
Bjs,saudades,
Andrea.