terça-feira, 21 de outubro de 2008

Mister Teles visita a Bahia




Eu me dei de presente de aniversário e também de presente pelo dia do professor, uma viagem a Salvador! Eu queria muito conhecer Salvador, terra que inspirou Dorival Caymmi, terra que nos trouxe muitos cantores que cantam a trilha sonora da minha vida, terra de Gil, Bethania, Gal, Jussara Silveira, Família Caymmi, Virginia Rodrigues, Vânia Abreu, enfim, são tantos, né? Senti a "energia" de Ivete Sangalo (vi o prédio que ela mora e vi também a casa do Carlinhos Brown na Praia do Buracão!), visitei o Pelourinho, fui a praia, saudei o mar, me energizei com as águas... ai ai ... que eu possa ir a praia sempre , eu adoro o mar!


Eu adorei o povo da Bahia, povo acolhedor, alegre, muito espontâneo! Fiquei muito emocionado quando visitei uma igreja no Pelourinho e vi uma senhora negra de voz forte cantando junto com um coro, a igreja lotada, era uma canção a Nossa Senhora, aquela religiosidade me deixou emocionado, eu senti que era uma manifestação alegre, feita de coração e tudo que é assim feito com carinho e boa vontade me deixa muito feliz! Eu fiquei feliz de ter sentido esta emoção ali, fazia anos que eu entrava numa igreja e nao sentia nada.

A atmosfera mágica, o aroma invasivo do dendê, as baianas do acarajé, o ambiente festivo, a propensão ao misticismo e o costumeiro bom humor. Tudo isso eu vi na Bahia e vi também o pôr do sol mais bonito que ja vi na minha vida no Farol da Barra, um verdadeiro espetáculo que guardo em minha memória. Trago para vocês algumas fotos e é claro também que vou homenagear DOrival Caymmi com a canção "Você já foi a Bahia?" interpretada é claro pela familia Caymmi, nada mais adequado, nao?


Você Já Foi a Bahia?
Composição:Dorival Caymmi

Do disco: Para Caymmi 90 anos De Nana, Dori e Danilo

Você Já Foi À Bahia? - Danilo; DeNana; Dori


Você já foi à Bahia, nêga?
Não?
Então vá!
Quem vai ao "Bonfim", minha nêga,
Nunca mais quer voltar.
Muita sorte teve,
Muita sorte tem,
Muita sorte terá
Você já foi à Bahia, nêga?
Não?
Então vá!
Lá tem vatapá
Então vá!
Lá tem caruru,
Então vá!
Lá tem munguzá,
Então vá!
Se "quiser sambar"
Então vá!

Nas sacadas dos sobrados
Da velha São Salvador
Há lembranças de donzelas,
Do tempo do Imperador.
Tudo, tudo na Bahia
Faz a gente querer bem
A Bahia tem um jeito,
Que nenhuma terra tem!

Lá tem vatapá,
Então vá!
Lá tem caruru,
Então vá!
Lá tem munguzá,
Então vá!
Se "quiser sambar"
Então vá! (3x)

Então vá...!





Salve Bahia, cidade esplêndida, noiva do mar, senhora do mistério e da beleza.

Foi muito bom ter ido a Bahia, agora vou poder ouvir as músicas de Caymmi com outra sensação afinal vi e senti de perto esta terra boa!














Related Posts with Thumbnails

Um comentário:

pau_argentina disse...

Que inveja!!!! Adoraria conhecer tudo isso bem de perto. É uma delicia mesmo, né?
Gostei muito da música que você escolheu. Voce no texto e na letra da música, falam muitas coisas que eu estudo aqui, adorei isso. Só faltou a Cidade baixa e a Cidade alta ou coisa assim, né? rsrss
Parabéns pelo texto, tem muita emoçao aí e chega até nós. Obrigada!!!
Um beijo!