quinta-feira, 20 de novembro de 2008

20/11 - Dia Nacional da Consciência Negra





O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.

A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. Apesar das várias dúvidas levantadas quanto ao caráter de Zumbi nos últimos anos (comprovou-se, por exemplo, que ele mantinha escravos particulares) o Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte forçado de africanos para o solo brasileiro (1594).

Algumas entidades como o Movimento Negro (o maior do gênero no país) organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. Procura-se evitar o desenvolvimento do auto-preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade.

Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra, etc.
O dia é celebrado desde a década de 1960, embora só tenha ampliado seus eventos nos últimos anos; até então, o movimento negro precisava se contentar com o dia 13 de Maio, Abolição da Escravatura – comemoração que tem sido rejeitada por enfatizar muitas vezes a "generosidade" da princesa Isabel, ou seja, ser uma celebração da atitude de uma branca.

A semana dentro da qual está o dia 20 de novembro também recebe o nome de Semana da Consciência Negra.


Segue abaixo este maravilhoso poema de Cristiane Pereira que minha amiga Patricia Manso me mostrou. Obrigado Patricia!

"A felicidade do negro é uma felicidade guerreira!"


Todas

(Cristiane Pereira)

Negras
velhas
benzedeiras.
Sábias
negras
médicas
parteiras.
Juizas
Luizas
astutas
artistas
passadeiras
bailarinas
negras Sabrinas
e tantas outras
negras meninas.
Mães
filhas
herdeiras
sábias guerreiras
fêmeas sabiás
negras transformadoras
negras encantadeiras.
Related Posts with Thumbnails

4 comentários:

Anônimo disse...

A negritude é o principal componente da "pele Brasil", só que precisamos desta consciência.
Então; fora todo e qualquer tipo de preconceito.

PopZen disse...

O duro disso tudo é perceber que o "preconceito racial" ainda é forte no Brasil.
Uso o termo entre aspas porque ele não deveria ser usado mesmo. Já foi dito e redito que existe uma única raça humana. Mas tem muita, mas muita gente que ainda não acordou pra essa verdade!

Unknown disse...

Olá, conheci seu blog através do e-mail de um amigo meu... o que vc escreve é muito bacana espero poder passar por aqui de vez em quando para fazer uma visita.
Abraços
Shaolinda

Alberto Pereira Jr. disse...

avanços foram feitos, mas quem sabe um dia todos seremos conhecidos como homens e mulheres, não pela cor da nossa pele..