quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

9 anos sem Cássia Eller


"Só não quero que esse amor tão forte, best seller
me deixe assim tão cedo feito Cássia Eller" (Di Mostacatto)


29 de dezembro de 2001 - Este dia ficou marcado em minha memória, eu saia de uma cerimonia de casamento e estava indo para a festa deste casamento, na saída da igreja, uma pessoa chegou e disse que Cássia Eller morreu. Achei ridícula a brincadeira e nem dei importancia e esta pessoa insistiu nesta brincadeira, pensei comigo.. ."Mas que coisa besta , este brincadeira de fim de ano!!!". Nao era brincadeira, fiquei pasmo, nao conseguia acreditar, logo quis ir embora, nao fui pra festa de casamento, quis ficar sozinho, entrei no carro e sintonizei na Radio CBN querendo ouvir noticias. Era verdade! Senti uma tristeza imensa, com os olhos cheio de lágrimas, liguei para uma amiga e ela tambem triste me confirmou. Nao tive mais pique pra fim de ano. A morte de Cássia Eller estragou o meu reveillon.

Fiquei desgostoso com a notícia, acompanhei todo o noticiário. Cassia Eller morreu no dia do aniversario da mae dela. Que coisa, meu Deus! Fiquei com o coracao partido em saber que ela sofreu muito antes das paradas cardiaca, certamente ele deve ter sentido que ia morrer. Ela tava muito nervosa, chorava muito. Por que a morte de uma cantora que eu nao conhecia pessoalmente, uma pessoa que nao é minha parente e que nem sabe que eu existo me abalou tanto? Porque eu amava a Cássia! Porque ela era GENIAL!!! Aquele ano de 2001 eu passei inteirinho ouvindo aquele "Acústico" dela todo santo dia. Eu adoro aquele disco! 2001 so dava ela! Eu adoro voz de Cássia! Em agosto daquele mesmo ano eu fui pela primeira e única vez ao show dela na Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional e saí de lá encantado com a presença de palco de Cássia.

Cássia tinha uma característica rara nos dias de hoje: fazer com que as canções interpretadas parecessem suas. É incrível como ela transitava com desenvoltura em quanquer gênero da música brasileira! Ela era visceral, rebelde, tímida, tinha uma personalidade irreverente, uma capacidade criativa, era dona de um talento inquestionável, de uma voz belíssima, gente, o que é a voz de Cássia??? Um trovao como dizia Rita Lee? Nossa, é um dos timbres mais bonitos que eu já ouvi, uma voz inconfundível e aquela fase em que a Cassia Eller estava era muito boa, ela estava doce, suave, no auge da fama. Ela assim como Zélia e Renato Russo, tinha uma ligacao muito forte com Brasilia, entao muitos lugares me lembram Cássia aqui! Há muitas historias dela espalhada na cidade. Lamento até hoje a morte prematura dela, sabe, eu fiquei chateado da Cassia ter ido embora bem no melhor da festa. E o que eu faco pra amenizar isto é ouvir os discos dela, tenho todos os CDS e DVDS dela inclusive músicas que estao fora da discografia dela, tenho dois livros, tenho uma pasta com fotos/reportagens dela, vejo os videos dela no youtube, é desta forma que eu procuro matar saudade dela.

Artistas como Cássia Eller sao como cometas, demoram muito para aparecer, ninguem canta e ninguem cantará como Cássia Eller. Ela foi única, personalíssima, a gente se apaixona por estes artistas, se apega até meio que de uma forma afetiva e às vezes eles nos deixam e a gente se sente orfão, quanta falta me faz Cássia Eller, Clara Nunes, Elis Regina (que morreram quando eu era crianca mas mesmo assim me faz falta) estes artistas partiram muito cedo e poderiam estar vivos gravando coisas maravilhosas para nós. Salve Cássia Eller para sempre. Muitas saudades!




Clique em PLAY e ouça esta canção muito interessante que foi feita para ela e que ela gravou no album Veneno Vivo, eu acho um barato esta canção!



Eu Queria Ser Cássia Eller


Composição: (Péricles Cavalcante)

Eu poderia ser um padre ou um dentista
Um arquiteto, um deputado ou jornalista
Eu poderia ser ator e me dar bem
Ser um poeta que escreve versos como ninguém
Eu poderia ser um general da banda
Uma modelo, um herói da propaganda
Eu poderia ser escravo do trabalho
Ser um banqueiro, um estilista do baralho
E não há nenhuma outra hipótese
Que eu não considere, mas
O que eu queria mesmo ser
É a Cássia Eller
Eu poderia ser um mágico ilusionista
Um domador, um gigolô, um psicanalista
Eu poderia ser um campeão de golfe
De luta-livre, de xadrez e do que quer que fosse
Eu poderia ser um escritor da moda
De quem se fala muito mal (e ele nem se incomoda)
Eu poderia ser um alto funcionário
Um balconista ou um bandido sangüinário
E não há nenhuma outra hipótese
Que eu não considere, mas
O que eu queria mesmo ser
É a Cássia Eller
Eu poderia ser um físico nuclear
Um astronauta, um explorador do mar
Eu poderia ser um rei do futebol
Um vagabundo ou um professor de "scol"
Eu poderia ser um grande cineasta
Um detetive e ter segredos numa pasta
Eu poderia ser um monge do Nepal
Um jardineiro, um marinheiro, etc e tal
E não há nenhuma outra hipótese
Que eu não considere, mas
O que eu queria mesmo ser
É a Cássia Eller




Related Posts with Thumbnails

6 comentários:

Anônimo disse...

Mais uma vez, muito bem escolhidas a canção e a música. Que bela voz ficou, em especial, nessa que você colocou ai!
É...eu também queria saber dizer adeus e não ir morrendo na seqüência dele...
Abraço

Anônimo disse...

pelo adeus, muitas vezes eternizamos aquilo que amamos. nem sempre a presença é fator determinante dos sentimentos que temos e manifestamos das mais variadas formas. mas a ausência, torna definitivo nossas manifestações sentimentais, e elas se revestem de plena luz e encantamento. parbéns pela homenagem à Cassia Eller. simplesmente uma "iluminada".

Francisco Avelino disse...

Cara, hj é meu aniversário, 29/12, hj fazem 7 anos da noticia mais triste q ja ouvi, da tarde q chorei como criança, saudade cássia, saudade da sua voz e da sua molecagem!!!!

Paulo Roberto Figueiredo Braccini - Bratz disse...

Queridos amigos!
Meu Blog, depois de participar como Destaque na semana de 03/12/2009 na Gazeta dos Blogueiros, foi indicado ao prêmio THE BEST GB. O processo de votação já iniciou e vai até o dia 13/01/2010. Conto com o apoio dos amigos nesta empreitada. É só acessar o blog no link http://paulobraccini-filosofo.blogspot.com/, clicar no Selo Dourado no “sidebar” ao lado que voce será direcionado ao site da Gazeta dos Blogueiros, lá é só marcar o “ENFIM, É O QUE TEM PRA HOJE...” e clicar em VOTE.
Obrigado amigos,
Paulo Braccini

Leonardo Davino disse...

Queridão, Cássia é, sem sombra de dúvida, uma das pessoas de quem sinto imensa saudade de sua presença física nos palcos.

Natty disse...

No dia 29 de dezembro de 2OO1 eu tinha apenas 10 anos de idade. Não fazia idéia de quem era Cássia Eller. Quando eu soube da notícia, eu pensei: "Claro! Mais um desses artistas drogados bateram as botas", e no entanto eu não imaginava que essa tinha sido uma grande perda.
Alguns anos depois, quando eu comecei a ouvir algumas MPB, eu vi realmente quem era a Cássia Eller, mas como eu nunca tinha sido fã dela, nada disso me doeu tanto, mas a verdade é que ela, mesmo depois de morta, continua fazendo um sucesso incrível que vai ficar marcado!