quarta-feira, 1 de abril de 2009

Milton , mil tons, constelações, galáxias, vias lacteas.



Eu tenho Milton como mentor espiritual, sabe aquelas coisas boas, lindas, puras que a gente aprende desde pequeno que existe? Carinho, amizade, infância, criança, fraternidade, tudo isto é Milton Nascimento, se tem um artista que eu tenho orgulho de ser contemporâneo é de Milton, das letras dele extraímos aprendizagem de vida pra vida inteira!

Milton é Universo, é biodiversidade, é fraternidade da noite com o dia.

Milton , mil tons, constelações, galáxias, vias lacteas. Toda a Natureza em canção, em poesia, filosofia pura, original, o saber fundamental, essencial, que tenho certeza foi leme, rumo, norte para muitos que aqui estão em seus momentos tempestuosos na vida.

Milton é prumo, ponto de equilibrio, balisa, estrela-guia, serenidade, todo amor incondicional.

Quando Deus quis se manifestar em forma de voz deu-nos, por caridade ou por merecimento Milton Nascimento! Já dizia Elis Regina que se Deus cantasse cantaria com a voz dele.

Minha paixão por Milton vem desde quando eu era criança, na adolescência eu vivia fuçando sebos procurando tudo de Milton, sempre tive esta relação muito intensa, quando gosto de um artista quero ir a fundo! Quero toda a obra! Mergulho de cabeça, quero tudo!



Milton é alimento para nossos sonhos! Estou me preparando pra voltar a Bauru e na bagagem levo comigo a vida de Milton. É que acabo de adquirir o livro que conta a história de Bituca (este é o apelido de Milton), "Travessia - A Vida de Milton Nascimento", recomendo desde já a leitura. Retornar a Bauru é recomeçar, e como diz Bituca, apelido de criança de Milton, "O importante nao é a saida, nem a chegada, mas a travessia" já que é assim, lá vou eu! Em postagens futuras eu falo deste livro!

Selecionei pra vocês hoje, queridos visitantes do meu blog, a canção "Only a dream in Rio" música de James Taylor, versão de Fernando Brant, James gravou com Milton esta canção no disco "Angelus" em 1993.




ONLY A DREAM IN RIO
James Taylor, versão de Fernando Brant,

A terra é minha mãe
O mar é o meu chão
O verde é a luz
Sorrindo em meu olhar

Pois eu digo, é mesmo um sonho o rio
Tudo será como deve ser
Quero estar com voce lá

Eu garanto, é um lugar diferente
A minha gente carrega uma cruz
Mas tem força pra mudar

Strange taste of a tropical fruit
Romantic language of the portuguese
Melody on a wooden flute
Samba floating in the summer breeze
Float on

It's alright you can stay asleep
You can close your eyes
You can trust the people of paradise
To call your keeper
And to tender your goodbyes

Oh, what a night
Wonderful one in a million
Frozen fire Brazilian
Oh, holy southern cross
Later on take me way downtown
In a tin can
I can't come down from the bandstand
I'm never thrown for such a loss
When they say

O lugar de onde eu vim
Brota no coração
O lugar aonde eu nasci
Está no mundo e em mim

O lugar que a gente sonhar
Pode existir, existirá
Vive em nós e viverá
Enquanto houver canção

Caught in the rays of the rising sun
On the run from the soldier's gun
Shouting out loud from
The angry crowd
The mild, the wild and the hungry child

I'll tell you it's more than
A dream in Rio
I was there on the very day

Dói demais o coração, e era mais
Mais do que nossas vozes
Mais do que o nosso rosto
Mais do que a luz do olhar

But it's more than the shining eye
(mais do que a luz do olhar)
More than the steaming green
(mais do que o verdejar)
More than the hidden hills
(tudo o que não se viu)
More than the concrete christ
(mais do que o redentor)
More than a distant land
(mais do que a terra mãe)
Over the shining sea
(mais do que o céu e o mar)
More than a hungry child
(a fome a nos doer)
More like another time
(o tempo a nos curtir)
Born of a million years
(mais do que um milhão)
More than a million years
(de anos pra sonhar)


Nossa, nao tem como nao se emocionar com esta canção, é linda demais!

Salve Milton Nascimento!
Salve a nossa Música Popular Brasileira!


Eu realizando o sonho de chegar perto de Milton - Academia de Tênis de Brasília em 2003
Related Posts with Thumbnails

5 comentários:

Freddy Simões disse...

Elis estava certa quando afirmou que Deus deveria ter a voz de Milton. Poucas coisas são mais lindas do que Bituca cantando, por exemplo, "Mistérios", "River Phoenix" e "Beijo partido" (esta então, causa-me arrepios!).

Acompanhe novidades do Café Cultural: Jorge Vercillo, Bruna Lombardi e outras variedades.

M@rly Zapolla disse...

Milton Nascimento, minha paixão maior. Não tenho foto como vc Fabiano, mas num show fui ao camarim. Aquele olhar meigo, aquele sorriso singelo. De "Beatriz" a "Travessia", de "Cio da Terra" a "Amor de Indio",de "Maria Maria a "Cigarra". Com James Taylor então... Ambos fizeram o fundo musical de mtos namoros...
Milton Nascimento.Me toca fundo em " Canção da América" , "Coração de Estudante".Sem comentários Fabiano, e sabe, não tinha 50 em- cima enchendo o saco na hora do camarim.Amor , esta é a tradução de Milton Nascimento.
Belo texto o seu . Parabéns!

Leonardo Davino disse...

Milton é Mil tons.
"O falsete de Milton Nascimento é um dos mais belos sons produzidos pela espécie humana hoje sobre a Terra", como diz Caetano Veloso.
São inúmeras as canções dele que já embalaram momentos singulares de minha vida.
Ótimo texto.
Abração, querido.

TH disse...

Salve Milton! Voz de anjo, composições certeiras, admiráveis...
Lembro que ele foi muito popular por aqui em Alagoas ao compor para Teotônio Vilela "Menestrel de Alagoas", com direito a shows lendários...

M@rly Zapolla disse...

É Bibico, vimos "Nosso"(assim acaba nossa briga...rs) Mentor Espiritual novamente.E lá via dois Miltons:Aquele q adoecera e se esforçava para dar alguns passos de dança, com seu parceiro e Amigo e Lô Borges,o q me comoveu mto. E outro , irradiando luz, soltando a voz do fundo de sua alma.Querendo mover o corpo como antes ....Eu fechava os olhos , enquanto Milton cantava, e me sentia levitando, com seu mantra em forma de música.Os dois são uma só pessoa. Um corpo q se recente com o chegar da idade e a diabetes,e o espírito q mto nos deu neste percurso terreno.
Adorei rever Minha Paixão.Opa, "Nossa". E ao ouvir o video q estava disponível na amostra do "Clube da Esquina", qdo Milton menciona q só gosta de dividir palco, com quem é de fato seu amigo; sentí como se voltasse lá pra trás, na minha adolescência.
Com sonhos e ideais elevados, e vendo o mundo com a leveza da vóz de Milton. Esse frescor na minha alma , me fez perceber q tudo de bom q eu tinha e acreditava , ainda está dentro e fora de mim.E agora de novo emocionada, vou as lágrimas, de alegria.Nunca tire ele daqui, Bibico.Nunca tire esse olhar dessa foto daqui.É ele q nos impulsiona pra frente. Bela home -nagem a sua!!!!!!Sentimentos revividos.