sexta-feira, 3 de abril de 2009

FIlme: Palavra (En)cantada



Hoje fui ao cinema! Tava doido pra ver o documentário "Palavra (En)Cantada"! Adoro assistir documentários que falam sobre música. Este filme mostra um olhar especial para a relação poesia e música.

O filme é um passeio pela música brasileira, começa com textos de Daniel Arnaut que aparecem na tela acompanhados da voz de Adriana Calcanhoto, ela canta os versos do poeta provençal do século XII. O filme fala de rap, mostra carnaval de rua, fala de poetas do morro, passeia pela bossa nova e pelo tropicalismo, traz poemas de Fernando Pessoa, João Cabral de Melo Neto, Hilda Hilst e pérolas de nossos grandes compositores, mostra também algumas performances musicais e imagens de arquivos que resgatam momentos sublimes de Dorival Caymmi, Caetano Veloso e Tom Jobim.

O filme mostra depoimentos de Adriana Calcanhoto, Antônio Cícero, Arnaldo Antunes, BNegão, Chico Buarque, Ferréz, Jorge Mautner, José Celso Martinez Correa, José Miguel Wisnik, Lirinha (Cordel do Fogo Encantado), Lenine, Luiz Tatit, Maria Bethânia, Martinho da Vila, Paulo César Pinheiro, Tom Zé (um show a parte) e Zélia Duncan. Estas entrevistas foram realizadas na casa dos entrevistados mostrando um clima intimista.

Entre as músicas do filme estão Choro Bandido (Chico Buarque/Edu Lobo), Alegria, Alegria (Caetano Veloso), Alvorada (Cartola), História do Brasil (Lamartine Babo), Inclassificáveis (Arnaldo Antunes), Fábrica do Poema (Adriana Calcanhotto/Waly Salomão), 2001 (Tom Zé/Rita Lee) e O Mar (Dorival Caymmi).

E como sou fã de Zélia trago aqui um pedacinho do filme com imagens de Hilda Hilst pouco antes dela morrer. Hilda Hilst era um dos últimos amores de Zélia em termos de poesia. No filme ela aparece cantando um poema de Hilda Hilst musicado por Zeca Baleiro.



Veja o trailler do filme:

Related Posts with Thumbnails

8 comentários:

Euzer Lopes disse...

Aceitei seu convite e vim conhecer seu blog.
Você é apaixonado por música. Isso fica claro em cada linha, cada palavra dos textos.
Eles são lidos como melodias...
Fica o convite pra conhecer minha "casa".

www.euzer.blogspot.com

Wanderley Elian Lima disse...

Excelente esta postagem.Um abraço

Dan Vícola disse...

Oi, Teles!
Vim retribuir a visita e conhecer o seu cantinho! Dá pra entender por que você e o Thi são amigos! Rs. A paixão pela música é a MESMA!
E isso é muito bom porque a música, realmente, é o COLORIDO da vida que, meu Deus, TANTAS vezes nos falta!
Eu curto muito música, também. Mas do meu jeito: tímido, leigo, de quem experimenta a delícia sem querer conhecer-lhe as origens, respeitando seu divino e sua beleza transcendental.
Admiro MUITO quem, como vocês, fazem da música um objeto de estudo e autoconhecimento.
As letras são mais a minha praia.
Prazer em conhecê-lo!
Abraço!

TH disse...

Bibico, que vontade de ver esse filme, mas quem disse q chegou aqui em Maceió ainda? :(
Seus vídeos só me deixaram salivando...sobretudo no tocante à nossa Zelíssima...
Abração

Rafa disse...

Querido....

Como sempre trazendo pérolas para nós, amantes do teu blog.
Espero poder assistir aqui no Rio.
A Marilac vem ao Rio no final da semana que vem. Ela vai assistir ao show do Andrea Bocelli.Quando é que vc vem? rsrsrsrs.... Ia ser perfeito se vc viesse.
Como vc está? Já está recuperado, novo em folha?
Feliz Páscoa!!!!
BJs.

Leonardo Davino disse...

Já vi duas vezes... (rsrs) beijos

Poetisa das Marés disse...

Ah, este filme Palavra En- Cantada tenho que ver tb, senão morro à mingua, não quero perder este poema que a ZD recitou da Hilda,,,,Deus, que maravilha!!!! Fabi, tu não existes mesmo! Só mesmo tu pra criares um blog tão divino deste , amigo do coração que eu perdi em Brasília mas está sempre aqui, nas minhas entranhas mais febris...
bjs

Su, Poetisa das Marés

Lorena Cicari disse...

Este documentário é excelente. Lindo e emocionante.