quinta-feira, 11 de outubro de 2007

11 anos sem Renato Russo






Hoje, véspera do meu aniversário, completa-se 11 anos de falecimento de Renato Russo que nos deixou no dia 11 de outubro de 1996. Renato, assim como Cássia Eller, Cazuza, Clara Nunes, Elis Regina nos faz falta, muita falta. Ele continua vivo na memória de seus fãs - e mesmo daqueles que não são tão fãs assim.


Nas letras de Renato, o cantor pregava que a mudança é possível se houver persistência de lutar por aquilo que objetiva, seja o material, o espiritual ou o político. Mas antes de tentar algo é preciso mudar a si mesmo. Por incrível que pareça todos os assuntos abordados pelas letras do Renato ainda continuam assombrando este país, letras como por exemplo, "Que país é esse" ou "Geração coca-cola" escritas há mais de vinte anos continuam sendo um referencial da atualidade do Brasil. A humanidade em geral nunca esteve tão solitária e carente de valores, fato sobre o qual Renato Russo também fazia questão de escrever.


Uma canção tem a força de transformar uma pessoa. Ela é capaz de emocionar. Às vezes você ouve uma música e logo depois voce já não é mais a mesma pessoa. Renato ainda muda seus fãs. E segue vivo. Uma das músicas de Renato Russo que mais me emociona é "Ventos no Litoral" q ele, Leila Pinheiro e Cássia Eller gravaram. Nossa, quantas e quantas vezes eu refleti sobre a letra desta canção é tudo muito bem claro, bem profundo, uma lição de vida, uma lição de amor.


Clique PLAY e ouça a canção na voz de Renato Russo:





Clique PLAY e ouça a canção na voz de Leila Pinheiro:




Vento No Litoral
Renato Russo
Banda: Legião Urbana

De tarde eu quero descansar, chegar ate a praia e ver
Se o vento ainda está forte
E vai ser bom subir nas pedras
Sei que faço isso pra esquecer
Eu deixo a onda me acertar
E o vento vai levando tudo embora
Agora está tão longe
Vê, a linha do horizonte me distrai:
Dos nossos planos é que tenho mais saudade,
Quando olhávamos juntos na mesma direção
Aonde está você agora
Além de aqui dentro de mim?
Agimos certo sem querer
Foi só o tempo que errou
Vai ser difícil sem você
Porque você está comigo o tempo todo
E quando eu vejo o mar,
Existe algo que diz,
Que a vida continua
E se entregar é uma bobagem
Já que você não está aqui,
O que posso fazer é cuidar de mim
Quero ser feliz ao menos
Lembra que o plano era ficarmos bem?
- Ei, olha só o que eu achei: cavalos-marinhos
Sei que faço isso pra esquecer
Eu deixo a onda me acertar
E o vento vai levando tudo embora


Agora veja o video onde Cássia gravou esta belíssima homenagem que foi um tributo ao Renato Russo no dia 15 de dezembro


Related Posts with Thumbnails

Um comentário:

Flavinha disse...

"É tão estranho os bons morrem antes..."
R.R.

Nossa me lembro exatamente, o momento em que soube da morte do Renato, meu mundo desabou, infelizmenet eu conheci Legião muito tarde ou entendi Legião muito tarde...
Sonhava em ir em pelo menos um show, mas não foi possivel. Por isso hoje faço o possivel para ir em todos shows dos artistas que eu admiro esse é meu tesouro, estes momentos vou levar comigo no pensamento e no coração pra sempre!
Parabéns pelo blog viu, queria que o meu fosse assim mas não tenho muito tempo pra atualizar.
Beijos