sábado, 31 de maio de 2008

Rubi , uma pedra preciosa na nossa MPB




Eu AMO descobertas musicais!!! E amo mais ainda partilhar estas descobertas aqui em meu blog onde as aventuras musicais sempre acontecem! Mônica Salmaso foi uma dessas descobertas que a gente se apaixona perdidamente logo na primeira vez que a gente escuta! Foi assim que aconteceu com Rubi! Este meu conterrâneo, sim, ele é de Goiania, morou em Taguatinga (uma cidade bem próxima de Brasília) e agora está radicado em São Paulo, é FANTÁSTICO!!! O cara tem uma voz versátil que oscila entre várias texturas de médios, graves e agudos, um timbre especial!!!

Em agosto de 2005 eu assisti um show dele na Sala Funarte Cássia Eller e saí de lá impressionado com ele. Rubi é daqueles tipos de cantores que interpretam com o corpo, ele prende a atenção da platéia com a expressão corporal dele, o domínio de palco, os elementos de teatralidade e dança q ele usa nas apresentações, o carisma e a voz dele! Esta coisa cênica me faz lembrar Ney Matogrosso. E que voz é essa que ele tem, gente, que voz é essa? Uma voz PODEROSA! É impressionante!

Rubi começou a carreira junto com Cássia Eller em Brasília, eles já cantaram juntos no bar Bom Demais. Mas carreira dele começou a deslanchar mesmo foi quando ele concorreu ao Prêmio Visa de Música Popular Brasileira e ficou em terceiro lugar (terceiro lugar mas com gosto de primeiro lugar) na 8.º edição deste. Vale lembrar que Mônica Salmaso foi a vencedora do 2º Prêmio Visa de MPB, também passaram por este prêmio em outras edições Renato Braz, Dante Ozzeti e Yamandú Costa.

Ontem a noite, estava eu de bobeira em casa, quando a Globo apresentou o programa Som Brasil homenageando o Gonzagão quando de repente me deparo com a presença dele! Levei o maior susto! Meu Deus, o cara já está na Globo!!! Fiquei super feliz de saber que ele está fazendo sucesso em São Paulo, fuçando na net descobri que ele tem reconhecimento de público e crítica. As pessoas já estão reconhecendo o talento dele.

Vejam os vídeos que a Globo exibiu ontem:

Rubi canta “Assum Preto”(Luis Gonzaga):




Ele cantando “A volta da asa branca”(Luis Gonzaga):




Rubi também relembrou “Respeita Januário” (Luis Gonzaga):



Eu fico contente quando vejo um artista batalhando pelo seu espaço, Rubi é um artista ousado por isso torço para que ele faça muito sucesso, ele já está tendo reconhecimento, mas torço para que ele brilhe mais ainda! Ele merece! Sabe, eu imagino o quanto deve ser dificil conquistar um lugar ao sol entre nomes de grande talento e de trabalhos consistentes, mas ele tem tudo pra se destacar pois ele faz juz ao nome, Rubi, uma pedra mais do que preciosa, uma pérola negra!!!

E pra encerrar esta postagem de hoje, eu escolhi uma canção do Milton Nascimento, que vai bem de encontro com as coisas que eu tenho sentido ultimamente! A gente se sente magoado, mas toca a vida pra frente porque temos nossos sonhos, nossos projetos, nossas amizades, ainda temos um sorriso e um pouco de esperança, enfim, seguimos adiante e é isso que faz nossa vida valer a pena! Pena de quem não soube semear as coisas boas que trazemos dentro da gente. Pena de quem é um e nunca será dois. Adoro Milton por causa dessas letras, costumo dizer que ele é meu mentor espiritual justamente porque através das letras dele, eu extraio ensinamentos para minha vida!

Eu já conhecia esta canção na voz de Bethânia (inclusive foi tema da novela Partido Alto de 1982, se eu nao me engano) e conhecia também na voz do próprio Milton que a gravou no disco "Encontro e Despedidas" de 1985, eu simplesmente A-D-O-R-E-I a interpretação do Rubi. Esta música está no terceiro disco do Rubi que se chama "Paisagem Humana" que ele lançou em 2007. Fiquei muito emocionado com esta canção!





Pra Eu Parar de Me Doer
Composição: Milton Nascimento
Intérprete: Rubi


Mais que a dor do amor,
Viver a dor
Me doeu.

Eu quero mesmo é ser feliz;
Amar, amor.

Quem não semear não vai colher.
Ai de quem é um e nunca será dois
Por não saber.

Quem irá me valer?
São pessoas, é a caminhada.
Quem irá me valer?
São meus sonhos no pó da estrada.
Quem irá me valer?
É o sorriso que guardo comigo.
Quem irá me valer?
É segredo de fazer amigo.



Comunidade do Rubi no orkut: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=1184997

Perfil do Rubi no Myspace: http://www.myspace.com/paisagemhumana
Related Posts with Thumbnails

2 comentários:

Andrea disse...

Oi Querido!
Passei aqui rapidinho e adorei a novidade.
Se Rubi é muito expressivo se fosse bailarino faria um sucesso, tem lindos braços movimentos suaves. Minha mãe também gostou, adorou a canção Me doer.
Bjs.

Andrea disse...

Há! Completando....
Amigos como vc sempre nos valem nos momentos mais inesperados.
E com certeza vc estará cercado de sorrisos.
BJs.