quarta-feira, 20 de maio de 2009

"Pelo Sabor do Gesto" - Novo Disco de Zélia


Eu nao consigo controlar a minha ansiedade nervosa pelo novo trabalho de Zélia Duncan, desde 2005 que ela nao lança trabalho inédito, enquanto trabalhava na turnê do PPTBB eu tive que dividir Zélia com os Mutantes e depois com Simone no "Amigo é Casa", agora chegou a hora da gente ter a Zélia só pra gente por isso nao vejo a hora deste novo disco chegar e esta nova turnê começar!

Hoje saiu uma notinha na Revista Rolling Stones sobre o novo CD de Zélia que vai se chamar "Pelo sabor do gesto", eu adorei este título, é bem Zélia Duncan mesmo, este tipo de frase, de nome pra cd é a cara dela!

Vejam a notinha que saiu na Revista Rolling Stones estraída do link: http://www.rollingstone.com.br/edicoes/32/textos/3746/

Sozinha de Novo

Por Christina Fuscaldo

Agora ex-Mutantes, Zélia Duncan prepara disco com dois sabores (ou gestos)
Álbum Pelo Sabor do Gesto
Previsto para Junho

"Desde que lançou seu último disco de inéditas, Pré-Pós-Tudo-Bossa-Band, em 2005, Zélia Duncan viveu verdadeiras aventuras muiscais: primeiro, ao lado de Arnaldo Baptista e Sergio Dias, e, depois, junto a Simone. Tanto com Os Mutantes quanto com a cantora, ela gravou CD, DVD e fez turnê. Quando chegou a conclusão de que era hora de se dedicar a propria criação, veio a pergutna: 'Para que gravar um disco?' A resposta veio junto com o título de uma das duas versões que fez para músicas da trilha sonora de Canções de Amor, do francês Christophe Honoré.

'O nome de uma das músicas francesas ficou 'Pelo Sabor do Gesto'. Era isso. Percebi que ainda quero gravar discos pelo sabor do gesto.', vibra Zelia. Ela arrisca também a mistura de estilos de gravação: escolheu dois produtores para trabalharem no álbum. Antes de chegar a São Paulo para ser produzida por Beto Villares, foi a Bela Horizonte e gravou parte do disco com John Ulhoa no estudio do Pato Fu. Aproveitando que já estava por lá, convidou a mulher do produtor, Fernanda Takai, para colocar voz em "Boas Razões", a outra versão da trilha francesa.

Zélia conta que deixou os produtores livres para tomarem decisões. O resultado, segundo ela, é uma metade do disco 'mais pop', com sotaque 'rock'. A outra parte, a cargo de Beto Villares, remanescente da turma de produtores que trabalhou em Pré-Pós, está 'mais brasileira'. O disco tem participação de Zeca Baleiro e composições de Moska, Ulhoa, uma inédita de Itamar Assumpção e as regravações de 'Telhados de Paris' (Nei Lisboa) e 'Ambição', que Rita Lee compôs para a novela O Astro, em 1977."



A canção "Pelo Sabor do Gesto" que dá nome ao CD é versão (a primeira desde Catedral) de música feita de Zelia para este CD. A música original, vem do filme "Les Chanson D'Amour" um musical de Christophe Honoré. No novo CD, Zélia faz versão de duas músicas desse filme. Esta, que dá título ao CD, e a outra "Boas Razões" que é dueto entre ela e Fernanda Takai.

Achei muito cult da Zélia se inspirar em um filme alternativo, do cinema francês, um musical! Eu fiquei tão curioso pra saber mais sobre este filme que consegui encontrar no youtube o trailler dele, vejam:



O CD tem também músicas novas de Zélia com parceiros antigos e novos, incluindo: Paulinho Moska, Zeca Baleiro, John Ulhoa (Pato Fu) e Chico Cesar. Eu adorei a Zélia ter feito parceria com o Chico Cesar que eé um cara que eu adoro! Tou muito ansioso pra saber como ficou esta parceria. O disco traz uma canção inédita de Itamar Assunção, esta é uma característica da obra de Zélia, em todos os discos dela, ela grava sempre alguma canção do Itamar Assunção que é o ídolo dela.

O disco traz duas regravações, uma é "Telhados de Paris" de Nei Lisboa e "Ambição" que Rita Lee compôs para a novela "O Astro", em 1977. Eu adorei ela ter escolhido uma canção da tia Rita a quem eu amo também de paixão, fico escutando a canção na voz de Rita e imaginando como será na voz de Zélia.

Rita gravou duas vezes esta cançao, em 1977 pra novela e em 1993 uma versão diferente para o disco solo que ela vez.

Trago para vocês hoje as duas versões. Ouçam!



Ambição (versao de 1993 do disco solo Rita Lee)
Composição: Rita Lee

Eu saí pra estrada
E não tenho pra onde ir
Sempre ouvi dizer
Que esse mundo era pequeno

Pelo caminho de espinhos
Avistei um mar de rosas
Pra chegar até lá
Eu preciso um pouco mais de tempo
Preciso de um grande amor
Preciso dinheiro, preciso de paz

No reino das águas claras
Amanheceu a noite mais cedo
Debaixo do meu travesseiro
Eu encontrei um poço de desejos

Encontrei um anjo
No domingo de carnaval
Diabos juram que era
Uma fantasia original

Entre a cruz e espada
Escolhi um ás de ouro
Pra matar o dragão
Eu preciso um pouco mais de tempo
Preciso de um grande amor
Preciso dinheiro, preciso de paz

No reino das águas claras
Amanheceu a noite mais cedo
Debaixo do meu travesseiro
Eu encontrei um poço de desejos



Versão de 1977 gravada para a novela "O Astro":



Ambição
Composição: Rita Lee

Eu saí pra estrada
E não tenho pra onde ir
Sempre ouvi dizer
Que esse mundo era pequeno

Pelo caminho de espinhos
Avistei um mar de rosas
Pra chegar até lá
Eu preciso um pouco mais de tempo
Preciso de um grande amor
Preciso dinheiro, preciso de humor

Eu quero matar a vontade
Enquanto tenho saúde e idade
Fazer um pouco de tudo
Vender a alma pra poder comprar
O meu mundo



Que venha logo o mês de junho, que este discos chegue logo às lojas mas que chegue primeiramente às minhas mãos! Quero sentir o gostinho de rasgar com os dentes o lacre, manusear o disco, ver a capa, folhear o encarte, gostinho que há muito tempo nao sinto em época de pirataria.
Related Posts with Thumbnails

5 comentários:

. disse...

Amei esse post!!!!!! Mal posso esperar PELO SABOR DO GESTO!

Coração Vagabundo disse...

socorro, to contando os dias!!! Essa mulher faz muita falta !

O blog está muito bom!!!! acompanho sempre, parabéns!

Jan

Marilac disse...

Oii Fabiano,
Que post maravilhoso, agora eu também estou doidinha por este cd!!!
Imagino você que é super fã e já espera a tempo por ele.

Bjs
com carinho,

Marilac

obs: Adorei sua visita no blog!

Edson F. disse...

Pelo sabor do gesto, do gosto e do amor... É ZD arrebentando mais uma vez.

Larissa Dinamarco disse...

Adorei o seu blog. De uma sensibilidade imensa e que aborda um tema mágico que sempre toca no coração.
Parabéns mesmo, já está na minha lista de favoritos!
E se quiser visitar o meu
www.ehotemo.blogspot.com